11 ações para comprar agora e superar o Ibovespa em junho, segundo o Santander

Em maio, o Ibovespa teve alta de 3,7%

Pixabay
Pixabay

Por Bruno Andrade

Santander fez duas alterações em sua carteira recomendada de ações para junho, mostra relatório do banco enviado aos clientes nesta quinta-feira (01). A instituição financeira retirou as ações do Assaí (ASAI3) e Porto Seguro (PSSA3) para a entrada de Cyrela (CYRE3) e Vivara (VIVA3).

A entrada de Cyrela acontece após o analista do Santander enxergarem que a empresa apresentou um balanço sólido no primeiro trimestre de 2023.

“Acreditamos que a ação oferece uma forte proteção em termos de valuation e está sendo negociada atualmente a múltiplos atrativos e abaixo da média histórica da companhia”, disse Ricardo Peretti, que assina o relatório.

Ainda assim, o analista comenta que o papel possui alguns riscos, como uma desaceleração econômica impactando a demanda por moradias e reduzindo as vendas contratadas da empresa e escassez de oferta de crédito e maiores taxas de financiamento imobiliário.

Já a entrada da Vivara acontece em meio às expectativas de um bom desempenho das ações no curto prazo. Peretti cita dois fatores que podem impulsionar o ativo.

  • Para a Life, a marca de joias de prata da empresa, vemos espaço para um crescimento significativo, pois a marca se expande além do mercado de joias em direção ao de acessórios, que pode mais que dobrar seu mercado endereçável;
  • A estrutura verticalizada da empresa e o acesso a benefícios fiscais (graças às instalações fabris da Vivara na Zona Franca de Manaus), proporcionando agilidade diferenciada de entrada no mercado. Nos últimos dois anos, esses benefícios fiscais representaram 30-40% dos ganhos da empresa

Por outro lado, ele pondera que a ação pode enfrentar alguns desafios, como execução do plano de expansão. “A empresa pode passar por outras dificuldades, como o fim dos dois benefícios fiscais aos quais a Vivara atualmente tem acesso, o que poderia reduzir nosso valor justo em cerca de 20%, além de dificuldades relacionadas à moda no desenvolvimento de produtos da empresa, que podem afetar as vendas”, concluiu Peretti.

O Santander manteve as ações do Banco do Brasil (BBAS3), Equatorial (EQTL3), Hypera (HYPE3), Itaú (ITUB4), Localiza (RENT3), Multplan (MULT3), Petrobras (PETR4), Totvs (TOTS3), Vale (VALE3) e Vivara (VIVA3) em suas recomendações para junho.