Fed está moderando alta de juros e mantém foco em setor de imóveis comerciais, diz Powell

Dirigente defendeu manutenção da política do Banco Central dos EUA

Unsplash
Unsplash

Por Patricia Lara

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (21) que faz sentido elevar a taxa básica de juros americana, mas em ritmo mais moderado. Powell fez os comentários na etapa de perguntas e respostas da sua audiência perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, que segue em andamento.

Segundo Powell, o nível da taxa básica de juros e a velocidade das altas são coisas separadas. O presidente do Fed abriu sua apresentação repetindo texto previamente preparado e divulgado mais cedo, no qual reiterou que o mercado de trabalho continua muito apertado nos EUA. Ele repetiu também que a inflação permanece bem acima da meta de longo prazo de 2% e disse que a autoridade monetária ainda tem um longo caminho a percorrer.

Quase todos os participantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) esperam que seja apropriado aumentar um pouco mais as taxas de juros até o final do ano, reiterou Powell.

Em relação aos bancos, Powell disse que as instituições americanas estão bem capitalizadas e competindo globalmente. Mesmo assim, o presidente do Fed admitiu que mais capital no Silicon Valley Bank teria ajudado a evitar a falência da instituição.

Ainda de acordo com o dirigente, o Fed mantém seu foco hoje no setor de imóveis comerciais, sendo que uma boa parte dos empréstimos para esse segmento está em bancos menores.

Na reunião da semana passada, considerando o aperto já executado, o FOMC julgou prudente manter o intervalo da meta estável na faixa de 5% a 5,25% para permitir avaliar informações adicionais da atividade e suas implicações para a política monetária.

Foco na inflação

Os mandatos do Federal Reserve de manter o controle dos preços da economia e o pleno emprego têm peso igualitário, mas o banco central americano deve manter foco agora na inflação, que está muito longe da meta, destacou Powell. O dirigente disse que o Fed quer trazer de volta a estabilidade de preços, tornando a inflação suficientemente baixa para que as pessoas “parem de pensar sobre a questão”.

O presidente do BC americano disse ainda que o Fed está reduzindo seu balanço patrimonial, mas não mediante a venda dos ativos, e sim com os vencimentos dos papéis.

Ainda de acordo com Powell, o conselho do Fed deve receber uma proposta sobre capitalização dos bancos neste verão no hemisfério Norte. Ele disse, porém, que não sabe se haverá muito aumento nas exigências de capital para bancos, com exceção dos maiores.