Powell diz que inflação segue bem acima da meta e que Fed olhará dados para decisões

Para Powell, o mercado de trabalho continua muito firme

Facebook/Federal Reserve
Facebook/Federal Reserve

Por: Patricia Lara

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse, em texto previamente preparado para depoimento ao Congresso, que a inflação permanece bem acima da meta de longo prazo de 2% e que o Banco Central americano tomará decisões reunião a reunião, com base nos dados recebidos e suas implicações nas perspectivas de atividade econômica e de inflação, bem como no balanço de riscos.

A audiência de Powell perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos está prevista para começar às 11h00.

Para Powell, o mercado de trabalho continua muito firme. Nos primeiros cinco meses do ano, os ganhos de emprego atingiram uma média robusta de 314.000 empregos por mês. A taxa de desemprego subiu, mas permaneceu baixa em maio, em 3,7%.

“Há alguns sinais de que a oferta e a demanda no mercado de trabalho estão se equilibrando melhor”, segundo os comentários que constam do documento. O crescimento do salário nominal mostrou alguns sinais de desaceleração e as vagas de emprego diminuíram até agora este ano.

Embora a diferença entre empregos e trabalhadores tenha diminuído, a demanda por mão de obra ainda excede substancialmente a oferta de trabalhadores disponíveis.

INFLAÇÃO

A inflação permanece bem acima da meta de longo prazo de 2%. Nos 12 meses encerrados em abril, os preços de despesas de consumo pessoal (PCE) subiram 4,4%; excluindo as voláteis categorias de alimentos e energia, os preços básicos do PCE subiram 4,7%.

As pressões inflacionárias continuam altas, e o processo de reduzir a inflação para 2% ainda tem um longo caminho a percorrer, segundo Powell. Apesar da inflação elevada, as expectativas de inflação de longo prazo parecem permanecer bem ancoradas.

POLÍTICA MONETÁRIA

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) tem observado os efeitos da política de aperto na demanda nos setores mais sensíveis à taxa de juros da economia. “Levará tempo, no entanto, para que todos os efeitos da contenção monetária sejam percebidos, especialmente sobre a inflação”, notou Powell.

Quase todos os participantes do FOMC esperam que seja apropriado aumentar um pouco mais as taxas de juros até o final do ano. 

Na reunião da semana passada, considerando o aperto já executado, o FOMC julgou prudente manter o intervalo da meta estável para permitir avaliar informações adicionais e suas implicações para a política monetária. 

Ao determinar a extensão do endurecimento adicional da política que pode ser apropriado para retornar a inflação para 2% ao longo do tempo, as autoridades levarão em conta o aperto cumulativo da política monetária, o efeito desfasado com que a política monetária afeta a atividade econômica e a inflação e a evolução económica e financeira. 

CRESCIMENTO

A redução da inflação provavelmente exigirá um período de crescimento abaixo da tendência e algum abrandamento das condições do mercado de trabalho. Restaurar a estabilidade de preços é essencial para preparar o terreno para alcançar o emprego máximo e preços estáveis no longo prazo, observou.

BANCOS

O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. As recentes falências bancárias, incluindo a falência do Silicon Valley Bank, e o estresse bancário resultante destacaram a importância de garantir regras e práticas de supervisão apropriadas para bancos desse porte.