Ibovespa recua pressionado por Vale e Petrobras, mas papéis de frigoríficos limitam perdas

Entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e resultados do Banco do Brasil são destaques do dia

Unsplash
Unsplash

Por Gabriel Brondi

O Índice Bovespa recua na manhã desta segunda-feira, pressionado por ações de empresas atreladas a commodities como Vale e Petrobras, enquanto as ações de frigoríficos figuram entre as maiores altas após relatório do Morgan Stanley com visão positiva para o setor. Entre os destaques do dia, investidores acompanham o resultado trimestral do Banco do Brasil, após o fechamento da sessão, e a entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ao Roda Viva, da TV Cultura.

Perto das 10h40, o índice de referência da B3 recuava 0,49%, aos 107.556,54 pontos. Com o recuo acima de 2% nos futuros do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian e a queda de 1,06% nos futuros do petróleo tipo Brent nesta manhã, os papéis ordinários da Vale (VALE3) e preferenciais da Petrobras (PETR4) desidratavam o índice em mais 300 pontos.

Já os papéis ordinários da BRF (BRFS3) e da JBS (JBSS3) avançavam 2,80% e 2,23%, respectivamente após o Morgan Stanley indicar que ambas já foram muito pressionadas por notícias negativas. Em relatório, os analistas reduziram o preço-alvo para as ações, mas melhoraram suas recomendações visto a forte pressão sobre os papéis do setor nos últimos meses.

Divulgado nesta manhã, o boletim Focus passou a projetar inflação e taxa de juros mais elevadas nos próximos anos. A expectativa para Selic de 2023 foi elevada de 12,50% para 12,75% ao ano, enquanto a estimativa para o principal indicador de inflação no Brasil, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, avançou de 5,78% para 5,79%.

Para 2024, a estimativa da Selic avançou de 9,75% para 10% ao ano, em meio a nova projeção para inflação que avançou de 3,93% para 4,00% no mesmo período. Para 2025, os economistas mantiveram a expectativa para taxa de juros de 9,00% ao ano, enquanto a projeção para o IPCA foi elevada de 3,50% para 3,60% ao ano.

Entre os destaques da agenda, Campos Neto participará da gravação do programa Roda Viva, da TV Cultura, em São Paulo, às 17h00, com previsão de ir ao ar a partir das 22h00. Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desaprovam a entrevista, avaliando que Campos Neto está em busca de se colocar como uma figura política, segundo coluna do jornal O Estado de S. Paulo. Em entrevista no fim de semana ao Globo, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que o foco deve ser a causa da alta dos juros, e não a autonomia do BC.

Entre os balanços, o BTG teve lucro pressionado por Americanas no 4º trimestre, mas fechou 2022 com resultado recorde. Após o fechamento, saem dados do Banco do Brasil, Carrefour e São Martinho. Perto das 10h40, as units do BTG (BPAC11) avançavam 3,37% a R$21,46.

No exterior, no mesmo horário, os principais índices futuros americanos operavam em leve alta após oscilar no início da manhã com a previsão de que os EUA terão de prolongar as condições apertadas da política monetária por mais tempo para controlar a inflação. A série de objetos abatidos por militares americanos segue em destaque no noticiário internacional. No domingo, um objeto que sobrevoava o Lago Huron, em Michigan, foi derrubado na quarta operação desse tipo em oito dias na América do Norte. O incidente ocorreu depois que objetos não identificados foram abatidos sobre Yukon, no Canadá, no sábado, e sobre o Alasca, na sexta-feira.