Ibovespa deve atingir 128 mil pontos no fim do ano; valor justo é de 150 mil pontos

A bolsa brasileira está “extremamente barata” na visão dos analistas da XP

Unsplash
Unsplash

Por: Fabrício Julião

A bolsa brasileira está “extremamente barata” na visão dos analistas da XP, e isso deve levar à recuperação do Ibovespa até o fim do ano. O estrategista-chefe Fernando Ferreira afirmou nesta quinta-feira que a projeção é de que o índice terminará o ano em 128 mil pontos.

“Elevamos nossa estimativa para 128 mil pontos, de 125 mil pontos previstos anteriormente, porque a expectativa de lucro das empresas do Ibovespa melhorou e as de taxas de juros reais caíram após o anúncio do novo arcabouço fiscal”, afirmou Ferreira, em evento promovido pela XP nesta manhã para falar sobre os primeiros cem dias do ano.

“A última vez que vimos o Ibovespa tão barato assim foi em 2008. Se compararmos todos os setores da bolsa com a média histórica de 10 anos, eles estão negociando com valores bem abaixo, com exceção do setor de Bens de Capital”, acrescentou.

Ferreira também chamou a atenção para o impacto positivo de estrangeiros na bolsa brasileira no ano passado.

“Caso eles [estrangeiros] comecem a vender ativamente ‘Brasil’, temos que ficar de olho. Depois do anúncio do arcabouço fiscal, vimos novos estrangeiros comprando na bolsa brasileira, mas temos que afastar os ruídos macro e políticos para que eles não passem a se afastar daqui. Eles podem se dar ao luxo de fazer esse movimento, mas este ainda não é o cenário hoje”, declarou.