Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e outras 9 ações para comprar agora, segundo o Santander

Banco não descarta risco político sobre Petrobras (PETR4)

Pixabay
Pixabay

Por Bruno Andrade

O Santander não fez nenhuma alteração em sua carteira recomendada mensal de ações, mostra relatório enviado aos clientes no início desta semana. Os analistas inclusive reafirmaram as suas apostas sobre as ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4).

Sobre as ações da Vale, os especialistas comentaram que o ativo é uma ótima oportunidade em meio às expectativas de que o minério de ferro deve fechar a US$ 100 por tonelada. “Acreditamos nessa possibilidade por causa da reabertura da economia chinesa, que deve se intensificar ao longo do primeiro semestre de 2023”, afirmaram Ricardo Peretti e Alice Corrêa, que assinam o relatório.

Além disso, eles comentaram que a companhia continua com uma boa distribuição de dividendos e programas de recompra de ações. “Dessa forma, mantemos a Vale como nossa Top Pick do setor de siderurgia e mineração”, explicaram os Peretti e Corrêa.

Já a manutenção da Petrobras acontece após o ativo estar descontado em relação aos pares globais. “A combinação de um preço-alvo de R$ 35,00, que oferece um retorno potencial de aprox. 29%, e o valuation atraente, nos permite manter as ações da Petrobras  na carteira”, comentaram os analistas.

Peretti e Corrêa explicaram que entendem que a ação oferece grandes riscos políticos para o investidor, mas a relação risco retorno ainda está atrativa. “Vemos como riscos a falta de aderência ao mecanismo de precificação de combustíveis doméstico, menor crescimento da

produção e ingerência política em conjunto com alterações das políticas de investimento  e dividendos”, concluíram.

Os analistas também mantiveram as ações do Assaí (ASAI3), Banco do Brasil (BBAS3), Equatorial Energia (EQTL3), Hypera (HYPE3), Itaú (ITUB4), Localiza (RENT3), Multiplan (MULT3), Porto (PSSA3) e Totvs (TOTS3) em suas recomendações para abril.