Por Bruno Andrade
O empresário colombiano Jaime Gilinski ofereceu US$836 milhões ao Pão de Açúcar (PCAR3) para comprar a rede de supermercado Éxito, mostra documento enviado ao mercado na noite desta quarta-feira (28).
A proposta prevê a aquisição de toda a participação do Pão de Açúcar no Éxito, que equivale a 96,52% de todas as ações da companhia. Segundo o comunicado, o o comprador tem capacidade financeira para a aquisição e sua conclusão não está sujeita à obtenção de financiamento.
“A proposta está sujeita às aprovações regulatórias da Superintendência Financeira da Colômbia – SFC e da Bolsa de Valores da Colômbia – BVC, a aquisição se daria no contexto de uma oferta pública de aquisição de ações (OPA) a ser lançada pelo comprador”, disse o comunicado.
Além da aprovação da OPA, a conclusão da transação requer a aprovação de outras agências regulatórias (incluindo antitruste) na Colômbia e em outras jurisdições. A oferta é válida até o próximo dia 7 de julho.
“A diretoria da companhia comunicou prontamente o recebimento da Oferta para o Conselho de Administração, que se reunirá para avaliar a Oferta”, disse o Pão de Açúcar.