Por Juliana Machado
A assinatura de um compromisso de incorporação das ações da Sinqia (SQIA3) pela multinacional porto-riquenha Evertec será o último capítulo do investimento da gestora HIX Capital na provedora líder de tecnologia para o sistema financeiro no país – a maior posição da casa até então. Após as aprovações, a gestora deve realizar a venda da sua posição, embolsando um lucro acima de R$300 milhões
Os papéis da empresa se valorizaram mais de 12 vezes desde o primeiro investimento da HIX nas ações, diz comunicado da gestora divulgado nesta sexta-feira (21).
Conforme informou a Mover em entrevista exclusiva com a HIX em 7 de julho, a Sinqia fazia parte de um portfólio resiliente à situação macroeconômica do Brasil e “indiferente ao PIB”, por ser uma companhia com retorno sobre capital elevado, grande ganho de fatia de mercado e com boa situação de caixa e capitalização.
A fatia da Sinqia no patrimônio líquido da HIX equivale a 15%. Além da empresa, integram os investimentos da gestora nomes como Orizon, Eneva, 3tentos, Iguatemi, Boa Safra, entre outras.
A valorização das ações da Sinqia desde o primeiro investimento corresponde a um retorno anualizado de mais de 37% no intervalo da alocação, também segundo a gestora.
O investimento da HIX Capital na Sinqia teve início em maio de 2015 com a aquisição da Senior Solution, momento a partir do qual a gestora passou a ter importante participação no processo de criação de valor da empresa. Desde então, a asset acompanhou a aquisição de dezessete companhias e a realização de duas ofertas subsequentes, ou “follow-on”, e duas emissões de debêntures.