Ibovespa cai com baixo volume de negócios, em dia de feriado nos Estados Unidos

Confira o fechamento da Bolsa brasileira nesta segunda (4)

B3
B3

Por Luana Franzão

O Ibovespa encerrou a sessão desta segunda-feira (4) em leve queda, após um pregão sem direção definida, devido ao feriado que manteve fechadas as bolsas dos Estados Unidos e levou o volume de negociações no dia ao menor patamar desde 29 de maio. Os papéis da Vale (VALE3) impediram maiores quedas no dia, diante de certo alívio no exterior com o noticiário positivo na China.

O Ibovespa fechou a sessão em queda de 0,10%, a 117.776 pontos. O volume financeiro foi de R$8,8 bilhões, bem abaixo da média dos últimos 50 pregões.

O índice oscilou no dia entre pequenos ganhos e perdas, amparado pelas ON da Vale, que subiram 0,74%, em linha com a ligeira alta do minério em Qingdao, na China. Outras notícias do gigante asiático também animaram os investidores, como informações de que a incorporadora Country Garden obteve a aprovação dos credores para estender os pagamentos de um título privado offshore durante o final de semana. A isso se somou também a flexibilização de algumas regras do Banco Popular da China sobre endividamento e reservas obrigatórias de moeda estrangeira.

Na ponta oposta, entre os papéis de maior peso no Ibovespa, a Petrobras e os bancos pressionaram o desempenho. As ON e PN da estatal de petróleo fecharam em queda de 1,37% e 1,04%, respectivamente, sendo as maiores detratoras da performance do índice em pontos, além das PN do Itaú, que perderam 0,90%.

As ações da Petrobras foram na contramão dos contratos futuros do Brent para entrega em novembro, que avançavam 0,52% por volta das 17h – no maior nível intradiário desde novembro de 2022, a US$89,01 por barril.

No início do pregão, as varejistas e outras empresas de comércio se beneficiaram do “rescaldo” do otimismo em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, divulgado na semana anterior. No entanto, o sentimento positivo não foi o suficiente para segurar os papéis durante o dia. Nesse contexto, Magazine Luíza ON, Yduqs ON e Cogna ON cederam 2,80%, 2,56% e 2,33%, respectivamente, na liderança das baixas.