Bolsas americanas fecham em queda à espera de discurso de Powell

Os índices Dow Jones, S&P500 e Nasdaq 100 fecharam em quedas de 0,10%, 0,61% e 1,00%, respectivamente.

Unsplash
Unsplash

Por: Luca Boni e Gabriel Ponte

Os principais índices acionários americanos encerraram a sessão desta segunda-feira em queda, à espera do discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, amanhã no The Economic Club of Washington. Investidores querem ouvir o que o presidente do banco central americano pode adiantar após os dados do Payroll na última sexta-feira terem indicado um mercado de trabalho aquecido nos Estados Unidos, aumentando os temores pelo adiamento do corte de juros no país.

Os índices Dow Jones, S&P500 e Nasdaq 100 fecharam em quedas de 0,10%, 0,61% e 1,00%, respectivamente. Por volta das 18h00, o retorno dos títulos do Tesouro americano de dois anos – mais sensíveis à política monetária – avançava 19,6 pontos-base, a 4,487%, no maior nível desde 6 de janeiro. Os Treasury yields de dez anos subiam 10,2 pontos-base, a 3,633%. O índice DXY, que mede o desempenho do dólar ante divisas pares, registrava alta de 0,62%, aos 103,63 pontos.

Dados da semana passada apontaram que a atividade de serviços nos EUA avançou acima do consenso, assim como os dados de emprego do Payroll de janeiro.

O presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, afirmou mais cedo em entrevista a uma agência de notícias que os dados do Payroll aumentaram a chance de uma taxa de juro terminal mais elevada nos EUA. Embora seu cenário-base contemple mais duas altas das Fed Funds, Bostic afirmou que, caso necessário, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) pode voltar a elevar os juros ao ritmo de 50 pontos-base.

Na esteira de discussões sobre o potencial prolongamento do ciclo de aperto dos juros pelo banco central americano, investidores estarão focados em outras falas de dirigentes do Fed que ocorrerão ao longo da semana, em busca de pistas sobre qualquer mudança na oratória mais amena do Fed.

“As pessoas tiveram de reavaliar quais são as perspectivas para o Fed e para a economia após o relatório do Payroll de sexta-feira”, afirmou o estrategista sênior de investimentos na Allspring Global Investments, Brian Jacobsen, à Reuters. Ele ressaltou que será interessante observar amanhã se Powell seguirá moderando o discurso.

No mercado de ações, as da Tyson Foods caíram 4,61% na NYSE após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2022, que apontou queda anual de 70% no lucro por ação, pressionado por maiores custos e menores preços realizados.