Embraer (EMBR3): Eve terá uma fábrica de e-volts em Taubaté

Empresa busca colocar e-volts em operação em 2026

Pixabay
Pixabay

Por Bruno Andrade

A fabricante de aeronaves da Embraer (EMBR3), a Eve, terá uma fábrica em Taubaté, cidade da região do Vale do Paraíba no interior de São Paulo, informou a companhia nesta quinta-feira (20).

A Eve tem como objetivo lançar o seu veículo de pouso e decolagem verticais (eVTOL) em 2026. Segundo a companhia, a decisão de ter a primeira fábrica em Taubaté é uma questão estratégica para ficar próxima da sede da Embraer, que ficam em São José dos Campos (SP).

Além disso, a companhia disse acreditar que a logística da região também é outro fator, visto que a fábrica estará próxima de uma ferrovia e outras duas rodovias relevantes.

“Quando começamos a procurar um local para fabricar nosso eVTOL, quisemos repensar como a aeronave poderia ser construída utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabricação, combinados com outros aspectos, como a cadeia de suprimentos e logística”, disse o co-presidente-executivo da Eve André Stein.

A produção dos e-volts conta com a parceria da United Airlines UAL.O, Rolls-Royce RR.L e BAE Systems BAES.L. A Eve não informou quanto será liberado em dinheiro.