Brasília, 11/10/2024 – As ações da Tesla despencam na sessão desta sexta-feira, horas após a companhia anunciar o altamente aguardado “Cybercab”. O veículo autônomo de transporte da companhia falhou – em um primeiro momento – em agradar aos operadores e investidores, diante da ausência de detalhes técnicos envolvendo a produção, de acordo com analistas do sell side. Enquanto isso, papéis da rival Uber subiam.
Os papéis da Tesla recuavam 7,38%, a US$221,01, na manhã desta sexta-feira na Nasdaq. O papel acumula perdas de 11,6% no ano – que tem sido difícil para a indústria de veículos elétricos, principalmente startups. No mesmo horário, as ações da Uber e da Lyft, concorrentes da Tesla no segmento, avançavam 8,56% e 10,19%, respectivamente.
LANÇAMENTO
Musk apresentou na véspera, em um estúdio cinematográfico em Burbank, na Califórnia, o protótipo do “Cybercab” – um sedã de duas portas que não traz volante e nem pedais. De acordo com ele, o veículo deve ser vendido por cerca de US$30 mil e provavelmente entrará em produção em 2026.
O evento de apresentação do protótipo do veículo, por si só, já era altamente aguardado. A companhia adiou a data, após previsão inicial de apresentação em 8 de agosto. No evento da véspera, denominado “We, Robot”, Musk apresentou o veículo de dois assentos, e ferramentas notáveis – como o carregamento indutivo, a ausência do radar e uma cabine sem volantes ou pedais.
Musk, no entanto, não forneceu por ora detalhes técnicos sobre a viabilidade da operação – nem sobre regulamentação da Direção Totalmente Autônoma (FSD, na sigla em inglês) perante autoridades estaduais. Também há duvidas sobre se a Tesla possuirá e irá operar sua própria frota de “Cybercabs”.
“Metas ambiciosas, mas pouca evidência de viabilidade. A Tesla não ofereceu evidência verificável de progresso em direção à tecnologia autônoma, o que torna difícil avaliar a viabilidade das metas apresentadas no evento, dado que não há precedente para atingir elevados níveis de autonomia usando apenas a abordagem de visão, ao invés de uma abordagem de fusão de sensores”, escreverem os analistas da Jefferies em relatório a clientes.
Na visão da Jefferies, a companhia “parece comprometida” em aproveitar a oportunidade do robotaxi sem realizar a parceria com plataformas de compartilhamento de viagens existentes – como Uber e Lyft – subestimando os obstáculos de escalar uma frota de robotaxis. Eles veem os desdobramentos do evento desta noite, até o momento, como o “melhor cenário” para a Uber.
“A única especificidade foi a precificação de um Cybercab por US$30 mil. Os conceitos foram todos grandiosos. A ideia é legal? É claro que é”, avaliou a diretora de investimentos da Laffer Tengler Investments, Nancy Tengler, à Bloomberg.
Mas a visão contrária do sell side não parece ser um limitante para Musk, o inquieto e criativo empresário que tem como uma das suas missões, no conglomerado de operações que gerencia, revolucionar o transporte civil.
Musk também apresentou, de forma surpresa, um “robovan”, veículo futurístico para transporte compartilhado de pessoas, e o robô humanoide Optimus, designado como assistente pessoal.
INOVAÇÃO & VALUATION
O valuation da Tesla, nos EUA, é atribuído pelo buy side e sell side à visão futurística de Musk e sua concepção de carros-conceito, a despeito de eventuais atrasos e alguns cancelamentos, caso do projeto de veículo de baixo custo, abandonado pela empresa.
Walter Isaacson, em biografia de Musk lançada em 2023, atenta para o otimismo nato do CEO da companhia, e seu viés de se apegar a cronogramas de difícil execução em termos de prazo.
No entanto, no evento desta quinta à noite na Califórnia, Musk e a Tesla mostraram ao público que são poucas as empresas capazes, atualmente, de delinear os retratos do futuro – e a Tesla é uma dessas poucas.
O robô humanoide Optimus é mais uma lembrança da engenharia do futuro que a Tesla nos apresenta. Resta saber sua viabilidade em larga escala.
(GP | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)