Por Erick Matheus Nery
A Netflix (NFLX34) fechou o segundo trimestre de 2023 (2T23) com um lucro líquido de US$ 1,49 bilhão, movimento que ocorre após a gigante do streaming iniciar uma guerra contra o compartilhamento de senhas entre os usuários. No entanto, esse resultado positivo veio abaixo das expectativas e deixa um alerta no mercado.
A receita da Netflix no 2T23 ficou em US$ 8,19 bilhões, enquanto a expectativa do consenso Refinitiv era de uma receita de US$ 8,3 bilhões. No mesmo período de 2022, a companhia havia registrado US$ 7,97 bilhões.
Ao Faria Lima Journal, o economista Guilherme Zanin aponta que esse avanço da receita está atrelado ao crescimento das assinaturas. Com o movimento contra o compartilhamento de senhas, cerca de 5,9 milhões de novas assinaturas entraram na base da plataforma.
“Esse movimento veio muito acima da média e em um ritmo que não deve continuar, mas que claramente teve efeito na geração de caixa atual”, comenta Zanin.
“Observando a saturação da indústria de streaming e a variedade de diferentes opções disponíveis, e o fato de que o preço não está necessariamente significativamente abaixo da concorrência, será um desafio para a Netflix sustentar esse ritmo de crescimento de assinantes no futuro”, argumenta Jesse Cohen, analista sênior do Investing.com.
O lucro por ação ficou em US$ 3,29, ante os US$ 2,89 estimados pelo consenso. As ações da Netflix na Nasdaq eram negociadas em queda de 8,26%, ao preço de US$ 438,15, após o fechamento do pregão e a divulgação do balanço.