Ibovespa passa a subir com bancos, mas Vale e siderúrgicas limitam ganhos

O minério de ferro na China atingiu a mínima de duas semanas, impactando as empresas do setor

Freepik
Freepik

Por Gabriel Brondi

O Índice Bovespa passou a subir na manhã desta quinta-feira, em meio a recuperação dos índices acionários americanos e das ações de empresas atreladas ao setor financeiro. Em contrapartida, as ações da mineradora Vale e de siderúrgicas limitam os ganhos do índice após o minério de ferro na China atingir mínima de duas semanas conforme o rali na China perde força.

Perto das 10h50, o índice de referência da B3 avançava 0,56%, aos 112.706 pontos. Os papéis preferenciais do Itaú (ITUB4) e do Bradesco (BBDC4) hidratavam o Ibovespa em mais de 250 pontos, com altas de 3,16% e 2,81%, respectivamente. Na outra ponta, os papéis ordinários da Vale (VALE3) e preferenciais da Gerdau (GGBR4) desidratavam o índice referência da Bolsa em mais de 500 pontos.

No mercado de juros, o contrato com vencimento para janeiro de 2025 tinha taxa de 12,92%, em alta de 14 pontos-base, enquanto o vencimento para janeiro de 2031 tinha taxa de 13,09%, em alta de 5 pontos-base. O movimento acontece após o Comitê de Política Monetária do Banco Central manter inalterada a taxa Selic em 13,75% e enfatizar que as expectativas de inflação estão se deteriorando nos horizontes mais longos.

A autarquia disse ainda que segue vigilante, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período mais prolongado do que no cenário de referência será capaz de assegurar a convergência da inflação. O Copom ainda destacou que os próximos passos da política monetária poderão ser ajustados e repetiu que não hesitará em retomar o ciclo de alta na Selic caso a inflação não mostre sinais de arrefecimento.

No exterior, os futuros dos principais índices americanos também passaram a operar no campo positivo após as diversas decisões de juros em linha com o esperado no exterior. Nos Estados Unidos, o Comitê Federal de Mercado Aberto elevou a chamada taxa Fed Funds em 0,25 ponto percentual, em linha com o consenso do mercado, para o intervalo entre 4,50% e 4,75%. Entre os principais destaques do comunicado, o colegiado americano reconheceu que a inflação diminuiu “de alguma forma” na economia americana, embora permaneça elevada.

Já nesta manhã, o mercado acompanhou a decisão do Banco da Inglaterra que elevou sua taxa de juros em 50 pontos-base, para o patamar de 4,00% ao ano, e a decisão do Banco Central Europeu de elevar a taxa básica de juros da Zona do Euro em 50 pontos-base, para o patamar de 3,00%, ainda na tentativa de conter a inflação mais alta desde a criação do euro.

Entre os destaques percentuais do índice, perto das 10h50, a maior alta era das ordinárias da Magazine Luiza (MGLU3), que avançavam 5,82%, seguidas pelas ordinárias da Eztec (EZTC3) e da Locaweb (LWSA3), com ganhos respectivos de 5,03% e 4,41%. Na outra ponta, as maiores quedas eram das ações da Vale e de empresas atreladas a cotação do minério de ferro.

O minério de ferro recuou 3,8% na Bolsa chinesa de Dalian. As importações e exportações da China estão enfrentando um ambiente “extremamente severo” devido aos riscos crescentes de uma recessão global e à desaceleração da demanda externa, disse uma autoridade do governo nesta quinta-feira.