Para o Google, consumidor está mais confiante e quer se refrescar na Black Friday

Consumidores devem aproveitar os descontos da Black Friday para comprar ar-condicionado e outros produtos capazes de refrescar os ambientes

UnSplash
UnSplash

Por: Artur Horta

Após dias de forte calor em novembro, um levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo Google mostrou que os consumidores brasileiros devem aproveitar os descontos da Black Friday para comprar ar-condicionado e outros produtos capazes de refrescar os ambientes, com expectativa de vendas recordes para a data.

Nesta semana, ar-condicionado portátil, ventilador e climatizador estiveram entre os principais produtos buscados no serviço de pesquisas do Google. As temperaturas extremas também colocaram na mira dos brasileiros outros itens com este apelo, como tapete gelado para pets, cobertor de resfriamento, protetor solar, gerador de energia e desodorantes.

“Isso mostra que o consumidor está mais imediatista”, disse a jornalistas a especialista em insights para o varejo do Google, Ana Fritoli, no escritório da gigante global de tecnologia em São Paulo na tarde de hoje.

Esta também é a primeira Black Friday em que os consumidores estão mais otimistas desde a pandemia. Segundo o líder de varejo do Google, Fábio Garcia, as buscas subiram 141% em relação ao ano passado, mesmo já vindo de uma base forte, o que, segundo ele, é um indício de que o orçamento está menos comprometido do que em 2022. Ainda segundo Garcia, o consumidor deste ano está mais sofisticado. “Ele aprendeu que não é só sobre comprar barato. Preço é um ‘driver’, mas qualidade e confiabilidade da loja tornou-se muito importante”, acrescentou.

Ontem, o produto mais buscado era o iPhone 13, seguido por iPhone 14, airfryer, ventilador e geladeira, todos com ticket acima de R$300, o que também indica que esta Black Friday deve ser positiva para varejistas como Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3), que vendem muitos desses itens.

(AH | Edição: Gabriela Guedes | Comentários: equipemover@tc.com.br)