Pesquisa XP com mercado

Investidor institucional reduz exposição a varejo ao menor nível em um ano, diz XP

Unsplash
Unsplash

São Paulo, 10/10/2024 – O posicionamento de investidores institucionais em ações de varejo no Brasil caiu ao menor nível em um ano às vésperas da temporada de balanços do terceiro trimestre, mostrou pesquisa da XP, listando Lojas Renner e Vivara como potenciais destaques positivos na visão do mercado, em termos de resultados.

“Acreditamos que isso se deve a preocupações em relação ao cenário macro e com a taxa de juros, que são vistos como os principais fatores para aumentar a exposição ao setor”, escreveu o time da XP em relatório.

O Banco Central iniciou um novo ciclo de alta de juros em sua última reunião, em setembro, subindo a Selic em 25 pontos-base, a 10,75%, e boa parte do mercado espera aceleração do ritmo de aperto nas próximas reuniões— é o cenário-base atual dos analistas de Citi, Bank of America e JP Morgan.

As taxas de juros mais altas foram citadas como principal fator de risco para o varejo por 53% dos respondentes, segundo a XP. Cerca de 37% disseram estar vendidos ou subcomprados em varejo, maior nível desde outubro de 2023, e 40% reduziram exposição recentemente.

“Os investidores reduziram sua exposição em todos os segmentos, exceto varejistas de média renda (estável em relação à nossa última pesquisa), com a maior queda em relação à última pesquisa sendo em consumo discricionário/alta renda (-9 p.p), seguido por varejo alimentar (-7 p.p).”, detalhou a XP.

EMPRESAS

Ao questionar expectativas para os resultados das varejistas, a XP listou Lojas Renner e Vivara como potenciais destaques positivos, na visão dos institucionais, e Assaí e Carrefor Brasil como destaques negativos.

Já a Azzas, fruto da fusão entre Soma e Arezzo, lidera como ação em que mais monitores monitoram uma potencial entrada– 47%, alta de 24 pontos percentuais ante julho, seguida por SmartFit, com 24% (+6 pp).

As conviccções do mercado estão mais altas quanto aos balanços de Vivara e Renner, mas o Grupo Mateus ganhou espaço entre as favoritas, enquanto o Assaí perdeu lugar no grupo de papéis que mais atraem o institucional, ainda segundo a pesquisa XP.