Economista comenta métodos para analisar ações

O mercado americano está caro ou barato? Coluna de Bruno Corano, diretamente de NYC

O mercado americano está caro ou barato? Coluna de Bruno Corano, diretamente de NYC
Grok/X

Frequentemente sou questionado se acho que “o mercado” está caro ou barato. Sei que quem faz essa pergunta espera uma resposta simples como sim ou não. No entanto, a realidade é bem mais complexa. Ainda que possamos calcular um único número para responder essa questão, ele seria uma representação incompleta, pois qualquer mercado é, na verdade, uma distribuição de “valuations” entre todas as empresas que o compõem. Portanto, se você quer saber se o S&P500 está caro ou barato, precisa avaliar a sub ou sobrevalorização das 500 empresas que compõem esse índice, logicamente usando a mesma metodologia e acuracidade.

Na Corano Capital, diferentes gestores especialistas trabalham diariamente para atualizar e refinar os valores justos de referência para as empresas, cada um dentro do seu “Círculo de Competência”.

Ao normalizar esses valores para US$ 100 por ação, posso construir um histograma que reflete essa distribuição. Assim, neste portfolio em análise, a empresa média está subvalorizada em cerca de 10% (conforme destacado em azul no gráfico). Mas essa é apenas uma média. A realidade é muito mais complexa: algumas empresas estão baratas, outras estão caras. Por isso, visualizar os dados em forma de histograma é fundamental.

Podemos ir além dessa análise, desde que tenhamos uma ferramenta sofisticada como o Odysseus – nosso sistema de construção de portfólio, negociação e relatórios. No segundo gráfico, podemos ver as médias ao longo do tempo de todas as empresas (em azul), das que estão sobrevalorizadas (em vermelho) e das subvalorizadas (em verde).

Agora, chamo sua atenção para a linha verde: as empresas baratas estão atualmente subvalorizadas em 40%! Veja o -40 destacado no lado direito do gráfico. Isso é ainda mais extremo do que o que foi observado no verão de 2011. Pode piorar? Sem dúvida. O gráfico começa em 2010 porque excluímos 2009, um período de subvalorização quase surreal. Mas entenda uma coisa: os EUA já vivem uma recessão em alguns setores. Brunswick ($BC) e Harley Davidson ($HOG) – as vendas per capita nesses segmentos estão nos mesmos níveis de 2009. O mesmo ocorre com produtos discricionários, de colchões a torradeiras.

Estamos em uma recessão? Não vou entrar no debate sobre eventuais distorções nos números do PIB – que definem tecnicamente uma recessão – pois fugiríamos do tópico de hoje. No entanto, o consumidor americano já está em modo recessivo. Isso explica por que há tantas ações baratas, especialmente nos setores de consumo e habitação.

Por fim, note que a linha vermelha no segundo gráfico ainda está relativamente alta. Isso acontece porque algumas empresas industriais, cujo ciclo de ajuste é mais lento do que o dos setores de consumo, só agora começam a mostrar uma correção significativa em vendas e margens. No entanto, os “valuations” nesse setor eventualmente refletirão a dura realidade que algumas dessas empresas enfrentarão.

O que você deve tirar deste artigo? Espero que ele ajude a enxergar com mais precisão o que significa dizer que “o mercado está caro” ou “barato”. Quero que você pense em distribuições e na viabilidade real de avaliar todas as empresas de um mercado antes de formar uma opinião. Da próxima vez que alguém disser “Acho que o S&P500 vai subir” (implicando que ele está barato), você pode responder com humor: “Uau, eu não sabia que você tinha o valuation de todas as 500 empresas!” Caso contrário, qualquer opinião não passa de um palpite no escuro.

 

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🔹 Bruno Corano é empresário, investidor e economista formado pela Universidade da Pensilvânia (UPenn). É sócio controlador da Corano Capital NYC, maior gestora privada brasileira nos EU