BofA vê velocidade de desinflação nos EUA com cautela

Movimento ocorre mesmo com dado recente positivo

Reuters News Brasil
Reuters News Brasil

Por Leandro Tavares

Apesar dos números recentes de inflação nos Estados Unidos terem renovado o ânimo dos investidores, o Bank of America continua cauteloso com a velocidade de desinflação no país, segundo relatório divulgado pela instituição financeira nesta quinta-feira (20).

No documento, o BofA ressalta que há dúvidas sobre as respostas das políticas americanas para a luta contra a inflação. Com isso, o banco prevê uma valorização do dólar este ano.

O relatório lembra que o otimismo recente no mercado se deveu ao fato de que houve redução relativamente rápida no índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que teve variação de 0,2% em junho na base mensal, abaixo do consenso de 0,3%.

Para o BofA, o dado reforça a possibilidade de que as pressões de preços não sejam tão duras, o que amenizou as expectativas para os próximos passos do Fed na sua política monetária.

Atualmente, os juros americanos estão no intervalo entre 5% e 5,25%. A expectativa do mercado é de que, na reunião da semana que vem, o Fed eleve a taxa em 0,25 ponto percentual.