Petrobras avalia geólogo que liderou descoberta do pré-sal para a diretoria do E&P, dizem fontes

A nova gestão da Petrobras avalia o nome de Mario Carminatti, que liderou a descoberta do pré-sal, para assumir a área de Exploração e Produção

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Machado da Costa e Luciano Costa

A nova gestão da Petrobras avalia nomes para a diretoria da estatal que incluem o antigo geólogo-chefe da companhia, Mário Carminatti, que liderou esforços que culminaram na descoberta do pré-sal, para assumir a área de Exploração e Produção, disseram ao Scoop duas fontes com conhecimento do assunto.

As fontes, que pediram anonimato porque as discussões não são públicas, disseram que além de Carminatti, o novo presidente da companhia, Jean Paul Prates, que tomou posse ontem, considera nomear o atual gerente executivo de segurança, meio ambiente e saúde da estatal, Joelson Mendes, para a diretoria de Desenvolvimento da Produção.

Para a área de Refino, o nome a ser indicado por Prates deve ser o do ex-gerente executivo de refino da Petrobras, Cláudio Romeo Schlosser, que está hoje na Petrobras America.

São estudados ainda os nomes do atual diretor executivo da subsidiária Transpetro, William Koz, para a área de Comercialização e Logística, e o do ex-presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, para uma diretoria de Transição Energética, a ser criada, ainda segundo as fontes.

Procurada, a Petrobras não respondeu de imediato a pedidos de comentários sobre os nomes em avaliação. Não foi possível falar com as pessoas citadas pelas fontes.

Carminatti é hoje gerente executivo na área de Exploração, e tem proximidade com membros do União Brasil, partido que negocia entrar na base de apoio do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo uma das fontes. Ele chegou a ser indicado pela legenda para assumir a chefia de E&P em 2021, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda segundo a fonte.

*Esta reportagem foi publicada primeiro no Scoop, às 15:56, exclusivamente aos assinantes do TC. Para receber conteúdos como esse em primeira mão, assine um dos planos do TC.