Por: Stéfanie Rigamonti
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), o de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), a da Gestão e Inovação, Esther Dweck (PT), e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), para o cargo de conselheiro da usina hidrelérica Itaipu Binacional.
As nomeações constam em decretos publicados no Diário Oficial da União desta quinta-feira. Segundo a publicação, os mandatos dos quatro ministros vão até o dia 16 de maio de 2024.
A novidade segue cinco exonerações de nomes ligados ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que também foram publicadas no Diário Oficial desta quinta-feira.
Foram exonerados do Conselho da Itaipu os ex-ministros de Minas e Energia da gestão anterior, Bento Albuquerque e Adolfo Sachsida, a ex-governadora do Paraná, Maria Aparecida Borghetti (PP), o ex-ministro da Secretaria da Presidência da República de Bolsonaro, Célio Faria Júnior, e o ex-deputado José Carlos Aleluia (União Brasil).
Além das nomeações, a CNN Brasil apurou hoje que o Centrão venceu a queda de braço com o PT e conseguiu emplacar o retorno de André Pepitone, que foi servidor de carreira na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o cargo de diretor financeiro da Itaipu.