Por: Simone Kafruni
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), defendeu a criação de incentivos às fontes alternativas de biocombustíveis. “Tanto etanol quanto biocombustíveis têm potencial de crescimento para aumentar sua participação no suprimento da cadeia de transportes, contribuindo para sua descarbonização”, disse, ao participar, nesta segunda-feira, do Fórum Nordeste – Desafios e oportunidades nos setores de biocombustíveis.
Lira defendeu a produção a partir do agave. “É uma planta resistente que tem potencial produtivo de biocombustíveis”, afirmou. “É imprescindível que sejam criados incentivos às fontes alternativas de biocombustíveis”, completou.
O presidente da Câmara também defendeu o aumento da mistura de biocombustíveis na gasolina e no óleo diesel. “Enquanto corremos na transição energética do setor de transportes, é importante discutir o percentual de participação de biocombustíveis na mistura com combustíveis fósseis”, ressaltou.
Lira destacou o potencial do Nordeste no setor. “Não podemos tirar da mente a relevância do Nordeste, região pode e deve se tornar a grande fronteira da expansão industrial do Brasil”, disse.
O parlamentar ainda assinalou a agenda que propõe na Câmara dos Deputados. “Mantenho o andamento de uma agenda voltada à melhoria do ambiente de negócios, desburocratização, criação de um sistema tributário racional e justo e regime fiscal sustentável e condizente com nossa realidade”, finalizou.