Após fala de Lula, relatório da LDO deverá trazer déficit

Declarações de hoje de Lula “pavimentam o caminho para colocar a previsão de déficit no relatório”

Reprodução/Instagram/Lula
Reprodução/Instagram/Lula

Por Márcio Aith

O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, deputado Danilo Forte (União-CE) disse ao FLJ que as declarações de hoje do presidente Lula “pavimentam o caminho para colocar a previsão de déficit no relatório”. Danilo referiu-se à fala de Lula de que “dificilmente” cumprirá meta de déficit zero em 2024. “O mercado é ganancioso demais”, disse o presidente.

A promessa de déficit zero em 2024 era uma espécie de medalha com a qual o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vinha construindo sua reputação como uma autoridade de responsabilidade fiscal no meio da economia e das finanças.

Danilo Forte também comentou, em nota pública, que a fala de Lula constrange Haddad.

Leia a íntegra da nota do relator da LDO:

“As declarações do presidente Lula sobre o abandono da meta fiscal causam constrangimento ao ministro Fernando Haddad, que tem lutado muito para o atingimento do déficit zero a partir da aprovação da agenda econômica. Desde abril venho defendendo a necessidade de alteração da meta fiscal, dentro de uma construção política, com diálogo e transparência. Sempre defendi um orçamento enxuto, exequível e realista, que dê previsibilidade à execução orçamentária. Isso passa também pela votação dos vetos ao arcabouço fiscal, que precisam ser apreciados com celeridade.”