Por: Gabriel Ponte e Luciano Costa
São Paulo, 10/9/2025 – A Trump Media, empresa por trás da plataforma de mídia social Truth Social, pediu nesta quarta-feira registro inicial junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para listagem de cinco novos fundos negociados em bolsa (ETFs) com o tema “America First”, em movimento que chama atenção para um filão potencialmente lucrativo — e polêmico: investimentos com viés ideológico.
A iniciativa do grupo fundado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, reforça estratégia de diversificar operações além da mídia, entrando no mercado de gestão de ativos com promessa de produtos alinhados a princípios conservadores– e que em tese poderiam se beneficiar dos próprios planos do atual governante.
Os cinco ETFs propostos pela Trump Media têm estratégias temáticas específicas: o Truth Social American Icons ETF, por exemplo, deve mirar empresas icônicas americanas; American Security & Defense ETF se voltará para o setor de defesa; American Next Frontiers ETF deve investir em inovação e tecnologia. Também foram anunciados o American Energy Security ETF, focado em segurança energética; e o American Red State REITs ETF, que deve ser direcionado a fundos imobiliários em estados tradicionalmente republicanos.
Os fundos aguardam aprovação regulatória da SEC e, se autorizados, devem ser lançados ainda em 2025, com listagem na NYSE Arca e ampla disponibilidade em plataformas de corretagem, de acordo com comunicado.
A entrada da Trump Media no mercado de ETFs marca uma expansão estratégica significativa, após iniciativas anteriores da empresa que incluíram listagem de ETFs replicando ativos digitais, como bitcoin e ethereum, que também estão relacionados às estratégias e planos da gestão Trump, vista como a mais favorável na história aos negócios com cripto.
Embora o comunicado não detalhe as estratégias de investimento específicas ou os ativos que vão compor os novos ETFs “patrióticos”, a expectativa é de que estes atraiam investidores alinhados com a visão “America First”, especialmente eleitores de Trump e conservadores em geral.
Por meio de uma parceria com a 1792 Exchange, os ETFs passarão por um processo de triagem para garantir alinhamento com os valores da marca Truth Social e os princípios “America First”, de acordo com o grupo.
ETFs são veículos de investimento atraentes para investidores passivos, pois oferecem diversificação, baixos custos e liquidez, acompanhando o desempenho de um índice ou cesta de ativos.
No caso dos veículos de investimento da Trump Media, os ETFs podem oferecer uma oportunidade para aqueles que acreditam na tese, defendida por Trump, de que “quem lacra, não lucra”– ou “go woke, go broke”, em inglês.
Os produtos da Trump Media, por outro lado, podem atrair escrutínio da mídia e eventualmente levantar questões sobre potenciais conflitos de interesse, dado que em tese poderiam ter o desempenho afetado diretamente por medidas do próprio Trump.