Ibovespa testa nova alta com Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e bancos

Acompanhe a abertura do mercado nesta sexta (16)

Divulgação/B3
Divulgação/B3

Por Luca Boni

O Ibovespa testa nesta sexta-feira (16) uma extensão de ganhos após dois pregões seguidos de alta, com suporte das ações de Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e dos bancos. Investidores repercutem a divulgação do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que apontou um crescimento acima do consenso, enquanto esperam pela decisão de política monetária no Brasil na semana que vem.

Por volta das 11h00, o Ibovespa operava em alta de 0,18% aos 119.414 pontos. O volume de negócios projetado para hoje é de R$18,3 bilhões, abaixo da média de 50 pregões.

Divulgado mais cedo, o IBC-Br apontou crescimento de 0,56% da atividade brasileira em abril na comparação com março, quase três vezes acima do esperado pelo mercado, cujo consenso era de expansão de 0,20%. O dado forte sai logo antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central que vai definir a taxa Selic, na semana que vem.

Entre os destaques da manhã, as ON da Localiza recuavam 1,50%, depois do anúncio de uma oferta de distribuição primária de ações que inicialmente será de 60 milhões de ações. Pesam também sobre o Ibovespa as PN do Itaú e as ON da Eletrobras, que caíam 0,84% e 1,28%, respectivamente.

Entre as maiores quedas percentuais do Ibovespa figuravam as ON da Via, do Assaí e da Arezzo que caíam 3,01%, 2,84% e 2,55%, respectivamente.

Em relação às commodities, a expectativa para o anúncio de mais estímulos econômicos na China deu suporte para o minério de ferro, que fechou em leve alta de 0,12% em Dalian. Já o petróleo Brent futuro avançava 0,16%.

Em linha com o Petróleo, as ON e PN da Petrobras avançavam 1,21% e 1,53%, na mesma ordem, impedindo maiores perdas do Ibovespa. Já a Vale ON opera perto da estabilidade, em leve alta de 0,10%.

Em uma sessão majoritariamente negativa, poucos ativos que compõem o Ibovespa subiam. As maiores altas percentuais eram as ON da CVC, da Gol e da Azul que ganhavam 3,99%, 2,35% e 1,60%, na sequência.

A sessão de hoje também é marcada pelo vencimento de opções sobre ações, o que pode trazer volatilidade para o mercado.