Ibovespa sobe e volta aos 104 mil pontos com dados econômicos positivos

O Ibovespa fechou em alta de 1,47%, revertendo as perdas do início da sessão

Pixabay
Pixabay

Por Luca Boni

O Ibovespa encerrou a sessão desta sexta-feira em alta, com grande parte das ações no positivo, impulsionado por Petrobras e Suzano. Investidores repercutiram dados de atividade econômica mais resilientes divulgados mais cedo no Brasil.

O Ibovespa fechou em alta de 1,47%, revertendo as perdas do início da sessão e retornando para o patamar dos 104 mil pontos. Na semana, o índice fechou em leve alta de 0,06%. Em abril, o Ibovespa acumulou alta de 2,50%, interrompendo dois meses consecutivos de perdas.

A sessão registrou volume de negociação de R$19,5 bilhões, acima da média de 50 pregões.

As ON e PN da Petrobras avançaram 2,42% e 1,87%, respectivamente. A companhia anunciou hoje corte de 9,9% nos preços do diesel para as distribuidoras. Ontem, a estatal nomeou o novo conselho de administração e aprovou dividendos complementares, com a assembleia rejeitando uma proposta de retenção de parte dos valores e prevendo a distribuição em três parcelas, em maio, junho e dezembro.

As ON da Suzano dispararam 4,74%, na maior alta diária dos últimos nove meses, com um forte volume de negociações. Ontem, a empresa reportou resultados do primeiro trimestre que vieram próximos das expectativas do mercado, com queda de lucro. O que impulsionou a alta do papel foram as falas do diretor-presidente Walter Schalka em teleconferência com analistas e investidores nesta sexta-feira.

As PN da Gol saltaram 9,03% e lideraram as altas percentuais do Ibovespa, seguidas pelas ON da BRF, que subiram 8,93%. Segundo o economista Fábio Louzada, as ações da empresa subiram motivadas pelo fato de a China ter liberado a importação de estoques de carne do Brasil produzida antes do caso de vaca louca registrado no início do ano, o que beneficia os papéis do setor Frigorífico.

Em uma sessão predominantemente positiva para o mercado acionário em geral, apenas 11 dos 88 ativos que compõem o Ibovespa recuaram. Destaque negativo para as PNB da Eletrobras e as ON da Locaweb, que caíram 1,13% respectivamente.

Pela manhã, foram divulgados uma série de dados relativos à atividade econômica. A taxa de desocupação no Brasil ficou em 8,8% no primeiro trimestre, abaixo do consenso de 9%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Já o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), subiu 3,32% em fevereiro sobre janeiro, acima do consenso de alta de 1%.

Na próxima segunda-feira, os mercados estarão fechados em razão do feriado do dia do Trabalho.