Ibovespa sobe após Copom cortar Selic acima do esperado

Mercado esperava um corte de juros de 0,25 ponto percentual

B3/Divulgação
B3/Divulgação

Por: Luca Boni

O Ibovespa opera em alta na manhã desta quinta-feira, após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de reduzir a Selic em 50 pontos-base, a 13,25% ao ano. As ações da Petrobras e do setor financeiro impulsionavam o índice, em uma sessão predominantemente positiva.

Por volta das 10h20, o Ibovespa avançava 0,88% aos 121.922 pontos. O volume de negócios projetado para hoje é de R$23,6 bilhões, acima da média de 50 pregões, que se encontra em R$17,2 bilhões.

Na noite de ontem, o Copom divulgou um comunicado em que sinalizou novas reduções de 50 pbs na taxa básica de juros para as próximas reuniões. Cortes de juros estimulam a tomada de risco pelos investidores, em linhas gerais, pela melhora do “valuation” das empresas, já que a taxa de desconto utilizada no cálculo do “valor justo” da ação se reduz, tornando a remuneração potencial da renda variável mais atrativa.

Segundo o especialista em renda fixa da Quantzed, Ricardo Jorge, o BC não deve diminuir o ritmo de cortes indicado no comunicado. Isso porque, se a autoridade voltar atrás, irá desacelerar o ritmo de aperto, o que “deve gerar muito mais ruído do que solução e trazer ainda mais volatilidade para o mercado”.

No âmbito corporativo, as ações do setor financeiro, com grande participação no Ibovespa, avançavam e impulsionavam o índice. As PN do Itaú, do Bradesco e as ON da B3 subiam 0,91%, 1,44% e 1,56%, respectivamente.

As ON e PN da Petrobras tinham alta de 1,11% e 1,21%, na mesma ordem, em linha com o avanço dos contratos futuros do petróleo Brent, que subiam 0,69%. Ontem o presidente da estatal, Jean Paul Prates, escreveu na plataforma X que o atual cenário de preços internacionais do petróleo, com pressão de alta, “exige serenidade e equilíbrio”.

As ON da Eztec, da Cyrela e da Locaweb subiam 4,17%, 3,56% e 3,40%, respectivamente, entre as maiores altas percentuais do Ibovespa. O Índice Imobiliário subia 3,50%, liderando as altas setoriais entre os índices da B3 – o setor é um dos mais beneficiados pela queda de juros.

Na ponta oposta, entre as maiores detratoras por pontos, estão as ON da Vale e da Eletrobras, que recuavam 0,25% e 2,89%, na sequência. As ações da Vale recuam em linha com a forte queda do minério de ferro na China, na última madrugada.