Ibovespa recua levemente pressionado por Itaú (ITUB4) e BB (BBAS3); Weg (WEGE3) salta após balanço

Confira o fechamento do mercado nesta quarta (19)

B3
B3

Por Luca Boni

O Ibovespa fechou a sessão desta quarta-feira (19) em queda após operar sem direção definida, pressionado pelas ações do Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e da Suzano (SUZB3), enquanto as ações da Weg (WEGE3) saltaram após balanço. Investidores repercutiram os dados de inflação mais fracos na Europa e os dados do Boletim Macrofiscal. O Ibovespa fechou em queda de 0,25%, aos 117.552 pontos. A sessão teve volume de R$16,9 bilhões, abaixo da média de 50 pregões.

Segundo o diretor de research da Quantzed, Leandro Petrokas, o mercado hoje operou sem direção definida mais uma vez em meio “ao vencimento de opções sobre ações que vai acontecer no fim da semana”, o que traz volatilidade para o mercado.

Na Europa, o índice de preço ao consumidor no Reino Unido registrou uma desaceleração da inflação maior do que as expectativas. Na zona do euro, a inflação ao consumidor variou em linha com o estimado.

“De um modo geral, todos os indicadores de inflação estão convergindo. Os preços ao consumidor e ao produtor em EUA, China e Europa declinando, o que mostra que a inflação está convergindo no mundo todo. Isso corrobora a tese de que o ciclo de aperto monetário está próximo do fim”, afirmou o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala.

O Ministério da Fazenda divulgou o relatório Macrofiscal e revisou nesta tarde a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 para 2,5%, ante 1,9% estimado em maio. Já a projeção da inflação para este ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi revisada para baixo, a 4,85%. Em maio, era de 5,58%.

Entre as ações, destaques para as PN do Itaú, as ON do Banco do Brasil e da Suzano recuaram 1,06%, 1,74% e 2,47%, respectivamente, sendo as maiores detratoras do Ibovespa.

As ON da Vale recuaram 0,27%. Ontem, após o fechamento do pregão, a mineradora divulgou seu relatório de produção, em que informou ter produzido 78,7 milhões de toneladas da commodity no segundo trimestre, alta de 6,3% na base anual e acima do TC Consenso, de 78 milhões de toneladas.

Entre as maiores quedas percentuais figuravam as PN da Alpargatas, as ON do Pão de Açúcar e da Locaweb, que caíram 7,66%, 4,62% e 4,27%, respectivamente.

Na ponta oposta, as ON da Weg saltaram 5,48% e registraram a maior alta diária desde outubro de 2022 e o maior volume de negócios desde outubro de 2020. Nesta manhã, a Weg registrou lucro líquido acima do consenso, impulsionada pela demanda por produtos industriais no Brasil e no exterior.