Ibovespa fecha em alta, impulsionado por Haddad e Vale

O Ibovespa fechou em alta de 1,62%, aos 109.600 pontos

Unsplash
Unsplash

Por: Gabriel Ponte e Luca Boni

O Ibovespa fechou a sessão desta quarta-feira em alta, com os investidores reagindo às novas declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), sobre a implementação de um novo arcabouço fiscal a partir de março. A valorização do minério de ferro no mercado internacional também contribuiu para o dia positivo.

O Ibovespa encerrou em alta de 1,62%, aos 109.600 pontos. Na máxima intradiária, às 16h15, o índice tocou os 110.209 pontos.

O evento local que concentrou as atenções e contribuiu para a recuperação dos ativos foi a declaração de Haddad, em evento do BTG Pactual, de que o governo deve antecipar para março a apresentação do novo arcabouço fiscal. A expectativa anterior era de que o novo conjunto de regras seria apresentado em abril.

As ações ordinárias da Vale, beneficiadas pela alta do minério de ferro, avançaram 2,18%, hidratando o índice em 390 pontos. Os contratos futuros do minério para maio, negociados na Bolsa de Dalian, avançaram 2,22%

As ações preferenciais do Bradesco e do Itaú também constituíram influência positiva ao índice, avançando 3,93% e 1,48%, respectivamente, hidratando o índice em mais de 280 pontos. Já as ordinárias da Hapvida lideraram a lista das maiores altas, com ganho de 7,64%.

Na ponta oposta, as ordinárias da Magazine Luiza foram o destaque negativo do índice, com queda de 4,18%. Investidores temem resultado negativo para a companhia no quarto trimestre, puxado por menores vendas e aumento das taxas de juros. A empresa reportará seu balanço no próximo dia 9 de março.

O dólar futuro fechou em alta de 0,47% na B3, a R$5,227, acompanhando uma valorização da moeda americana no exterior, sob perspectiva de que o Federal Reserve lançará mão de altas adicionais dos juros. Amanhã, o Banco Central ofertará até 16 mil contratos de swap para rolagem de vencimentos em abril, totalizando US$800 milhões, entre 11h30 e 11h40.

Amanhã, o Banco Central publicará o Índice de Atividade Econômica, IBC-Br, e a Fipe divulgará o Índice de Preços ao Consumidor semanal. No âmbito corporativo, a Vale divulga seu balanço trimestral após o fechamento. Nos Estados Unidos, sai o índice de inflação ao produtor de janeiro.