Ibovespa encerra em alta e renova máxima apoiado por Vale; Wall Street tem pregão positivo

Ibovespa teve alta de 0,49% aos 134.193 pontos, renovando máxima de fechamento

UnSplash
UnSplash

Por: Gabriel Ponte

O Ibovespa encerrou a sessão desta quarta-feira com ganhos, renovando máxima recorde de fechamento, com impulso de papéis atrelados a commodities, além de um pregão positivo em Wall Street, diante de contínuas esperanças de uma reversão da política monetária do Federal Reserve em 2024. 

O Ibovespa teve alta de 0,49%, aos 134.193 pontos, renovando máxima de fechamento. Já nos Estados Unidos, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançaram 0,30%, 0,14% e 0,16%, respectivamente. O S&P500 segue em busca da máxima recorde de 4.818 pontos, tocada em janeiro de 2022. 

As ordinárias da Vale (VALE3) foram as principais contribuidoras do índice na sessão, adicionando 191,7 pontos, e subindo 0,97%. Os papéis eram beneficiados pela alta do minério de ferro. Na madrugada, os contratos da commodity para entrega em maio negociados na Dalian Commodity Exchange avançaram 0,5%, a US$137,93 por tonelada. 

Na sequência, as preferenciais do Itaú (ITUB4) e ordinárias da Rede D’Or (RDOR3) adicionaram 64,2 e 37,6 pontos ao índice, na sequência. Na ponta oposta, as ordinárias da B3 (B3SA3) e da RaiaDrogasil (RADL3) limitaram os ganhos do índice, retirando 26,5 e 18,9 pontos, respectivamente. 

Ao fim da tarde, nos mercados internacionais, os futuros do petróleo Brent para entrega em fevereiro recuavam 1,85%, cotados a US$79,57 por barril. Operadores monitoravam os desdobramentos do conflito no Mar Vermelho, à medida que navios de carga se programam para retornar as operações na região ao longo das próximas semanas, após suspensão temporária de rotas. 

Em termos percentuais, as ordinárias da Magazine Luiza (MGLU3) lideraram os ganhos percentuais, subindo 6,64%. Na sequência, as ordinárias da Casas Bahia (BHIA3) avançaram 6,03%. 

BOLSA EUA 

Os principais índices acionários de Wall Street tiveram uma sessão morna, diante da ausência de grandes catalisadores nos mercados na reta final do ano. Na máxima intradiária da sessão, o S&P500 chegou a operar cerca de 0,7% abaixo da máxima recorde. 

“Não tenho muita certeza sobre o momento dos cortes dos juros, mas o que está claro é que eles estão a caminho de cortar as taxas, e isso tem apoiado os valuations do mercado”, afirmou o estrategista-chefe de investimentos da Waddell and Associates, David Waddell. 

Os volumes de liquidez devem permanecer baixos durante a semana, com a maioria dos operadores ausentes nos feriados de fim ano e menos catalisadores. Na agenda econômica, apenas os pedidos semanais de seguro-desemprego serão reportados na quinta-feira.

(GP | Edição: Luciano Costa | Comentários: equipemover@tc.com.br)