Ibovespa avança e retoma o patamar dos 110 mil pontos

Investidores repercutem PIB acima do esperado e bom humor externo

B3/ Divulgacão
B3/ Divulgacão

Por: Luca Boni

O Ibovespa encerrou a sessão desta quinta-feira em alta, interrompendo uma sequência de três quedas consecutivas. Investidores repercutiram dados acima do esperado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, além de seguirem o bom humor vindo do exterior. As ações da Petrobras, da Vale e do setor financeiro impulsionaram o índice, enquanto a Energisa foi destaque negativo.

O Ibovespa avançou 2,06%, aos 110.564 pontos, encerrando próximo da máxima do dia. A primeira sessão do mês registrou volume de R$24 bilhões, acima da média de 50 pregões.

Divulgado mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB avançou 1,9% nos três primeiros meses de 2023, ante o quarto trimestre do ano passado. O resultado ficou acima do consenso.

Segundo o estrategista de investimentos da Matriz Capital, Lucas de Caumont, o PIB melhor do que o esperado corrobora os últimos dados divulgados do IPCA-15, que também vieram favoráveis, fortalecendo o ânimo no mercado.

As bolsas em Nova York tiveram uma sessão positiva, após a aprovação da suspensão do teto de dívida dos EUA na noite de ontem. De acordo com Caumont, o mercado local foi amparado também pela euforia dos investidores lá fora.

De volta ao Ibovespa, as ON da Vale avançaram 2,12%, suportadas pela forte alta do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian. O clima favorável para a commodity na Ásia ocorreu após a divulgação do Índice de Gerentes de Compra (PMI) do setor manufatureiro da China, que subiu para 50,9 em maio, acima do esperado.

As ON e PN da Petrobras subiram 2,91% e 3,22%, respectivamente. No pano de fundo, o conselho da empresa aprovou hoje a revisão de elementos estratégicos de seu Plano Estratégico 2024-2028, elevando a projeção de investimentos. Além disso, o contrato futuro do petróleo Brent chegou a subir mais de 3% na sessão.

As ações do setor financeiro, com grande peso no Ibovespa, também impulsionaram o desempenho. Itaú PN, Bradesco PN e B3 ON subiram 1,46%, 1,74% e 7,36% respectivamente.

Na liderança positiva do índice, as ON da Locaweb saltaram 11,88%. As ações se beneficiam da queda nas taxas de juros, e a valorização dos papéis foi acompanhada por outras empresas do setor de tecnologia.

Em uma sessão predominantemente positiva, 17 dos 86 ativos que compõem o Ibovespa recuaram. O destaque negativo ficou com as units da Energisa, que recuaram 3,27%, maior queda percentual do Ibovespa.

De acordo com Caumont, parte dos investidores realizou lucros no setor, que vem passando por dificuldades devido ao preço atual dos contratos de energia estar nas mínimas históricas, dado os níveis elevados dos reservatórios de água.