Ibovespa avança com apoio das commodities; Natura dispara com otimismo de bancos

Acompanhe o fechamento da Bolsa brasileira nesta quinta (20)

B3
B3

Por Luca Boni

O Ibovespa fechou a sessão desta quinta-feira (20) em alta, em um movimento semelhante ao dos últimos dias, que tiveram baixo volume de negócios e diversas trocas de direção. Ações ligadas a commodities garantiram a alta do índice e a atenção dos investidores ficou voltada para o exterior, com os novos resultados trimestrais de empresas americanas. O Ibovespa fechou em alta de 0,45%, aos 118.082 pontos. A sessão teve volume de R$15,4 bilhões, abaixo da média de 50 pregões.

Segundo o estrategista de investimentos da Matriz Capital, Lucas de Caumont, o que ajudou a garantir a alta do Ibovespa no dia de hoje foram as empresas do setor de commodities como Vale e Petrobras que seguiram a alta do minério de ferro e do petróleo.

Entre as ações, as ON da Vale avançaram 0,22%, em linha com a valorização do minério de ferro após o banco central chinês ter mantido inalterada em 3,55% a taxa prime de um ano – taxa de referência para empréstimos. Apesar do dado ter vindo em linha com o consenso, investidores também ponderam a necessidade por novos estímulos, inclusive monetários, em meio a uma sequência recente de dados mais fracos da atividade.

As ações PN do Itaú, as ON da Ambev e da Petrobras subiram 1,86%, 1,98% e 0,77%, respectivamente, e também impulsionaram o índice.

As ON da Natura subiram 4,96%, sendo a maior alta percentual do Ibovespa. Hoje, o Itaú BBA e o Bradesco BBI divulgaram relatórios sobre a Natura. Ambos os bancos apontam para um cenário promissor para a empresa, atribuindo recomendação de “compra” e um aumento no preço-alvo das ações ordinárias para R$21,00 ao fim de 2024 – indicando potencial valorização de 35% em relação aos preços atuais, principalmente se uma hipotética venda de The Body Shop se tornar realidade.

Na ponta oposta, as ações ON da Locaweb, da Gol e da Eneva recuaram 3,70%, 3,60% e 2,56%, figurando entre as maiores quedas percentuais do índice.

De acordo com Caumont, “as techs brasileiras como a Locaweb e Totvs seguiram a queda das techs dos EUA por conta da alta nas taxas de juros futuros tanto por aqui, quanto por lá”. Além disso, hoje Netflix e Tesla decepcionaram o mercado com seus balanços, fazendo com que as ações despencassem na Nasdaq.

No âmbito político, durante a tarde, a secretaria de reformas econômicas do Ministério da Fazenda apresentou a agenda de reformas financeiras para o ciclo 2023-2024. A iniciativa busca facilitar acesso ao mercado de capitais para empresas e investidores, promovendo maiores liquidez e dinâmica dos mercados de dívida.