Governo Ratinho já privatizou Copel

Genial eleva recomendação de Sanepar para “compra” de olho em possível privatização

Genial eleva recomendação de Sanepar para “compra” de olho em possível privatização
Agência Estadual de Notícias

São Paulo, 04/02/2025 – A Genial passou a sugerir a clientes a compra de ações da Sanepar, de olho na possibilidade de privatização e outros potenciais gatilhos de valorização para a estatal de saneamento do Paraná.

Além da chance de desestatização, os analistas levam em consideração expectativas para a revisão tarifária da empresa e o esperado recebimento de precatório no valor de R$3,9 bilhões.

“Percebam que a tese da nossa recomendação de ‘compra’ depende principalmente de eventos transformacionais para a empresa – ou seja, nossa recomendação não se baseia no que a empresa é hoje e sim, no que ela pode se tornar caso esses eventos venham a se materializar”, escreveu o time de analistas da Genial.

Os analistas destacaram ainda ver múltiplos baixos para a Sanepar, com EV/EBITDA esperado para 2025 em 4,4x, bem abaixo dos 5,9x da Copasa e 7,2x da Sabesp, companhias de saneamento também listados em bolsa. Em relação ao preço/lucro (P/L) 2025, a Sanepar negocia a 5x, de 6,6x da Copasa e 12,5x de Sabesp, segundo a Genial.

Se concretizada, a privatização da Sanepar seria mais uma no governo de Ratinho Junior no Paraná, visto como potencial candidato da oposição à presidência em 2026, e citado como nome forte pelo líder do PSD, Gilberto Kassab.

Ratinho Jr, filho do apresentador Carlos Massa, o ´Ratinho´, do SBT, o governador chegou a prometer não vender o controle da Copel e Sanepar em 2019, mas voltou atrás no caso da Copel pouco após ser reeleito, desestatizando a elétrica. Em novembro, ele aprovou na Assembleia Legislativa projeto para desestatizar a Celepar, de tecnologia da informação e comunicação.

No segundo semestre de 2024, especulações sobre privatização da Sanepar começaram a surgir na imprensa, e Ratinho Jr. chegou a negar a intenção novamente, segundo sindicatos de trabalhadores, que são contrários ao movimento.

O Estado do Paraná possui 20% da Sanepar, mas com 60% do capital votante. Acionistas nacionais detém 55% do capital, e 27,6% das ações com direito a voto.

REVISÃO

Fora a privatização, a Genial destaca que a Sanepar sempre enfrentou “diversas controvérsias” sobre suas tarifas, aprovadas pela agência estadual Agepar, mas os números para a próxima revisão tarifária periódica vieram “razoavelmente em linha com as estimativas”.

O processo deve ser concluído no primeiro semestre, e “uma revisão razoavelmente pacífica” poderia diminuir o desconto histórico da Sanepar diante de pares, acrescentaram os analistas.

A Genial está com preço-alvo de R$27 para as ações Units da Sanepar, e projetando um rendimento com dividendos (yield) de 6% em 2025.

(LC | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)