FECHAMENTO NY: Índices corrigem rali recente e fecham em queda na volta do feriado

Confira o fechamento do mercado nos Estados Unidos nesta terça (20)

Reuters News Brasil
Reuters News Brasil

Por Luana Franzão e Gabriel Ponte

Os principais índices acionários de Wall Street encerraram em queda na sessão desta terça-feira (20), na volta do feriado. Os investidores aproveitaram o rali recente que levou os mercados a máximas de fechamento em mais de um ano para embolsar lucros, enquanto esperam por novos sinais em relação ao futuro da política monetária americana.

Os índices S&P500, Dow Jones e Nasdaq 100 recuaram 0,47%, 0,72% e 0,16%, respectivamente. Por volta das 17h20, os rendimentos dos títulos do Tesouro de dois anos, mais sensíveis à política monetária, recuavam 7,6 pontos-base, a 4,683%, e os de dez anos, 10,5 pbs, a 3,717%. 

“Tivemos um rali significativo. À medida que entramos em uma nova semana, encurtada pelo feriado, os investidores precisam encontrar razões significativas para continuarem a manter posições compradas nos mercados acionários”, afirmou o estrategista-chefe da B. Riley Financial, Art Hogan, à CNBC. 

O S&P500 acumula cinco avanços semanais consecutivos, na maior sequência desde novembro de 2021, enquanto o Nasdaq Composite completa oito altas semanais, melhor desempenho desde março de 2019. 

Por volta das 17h30, o índice Dólar DXY, que mede o desempenho da moeda americana ante uma cesta de divisas, avançava 0,05%, aos 102.535 pontos.

Os investidores também aguardam, amanhã, o primeiro de dois testemunhos que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, concederá perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes. Powell poderá dar mais detalhes sobre a perspectiva para a política monetária ao longo do segundo semestre. Na semana passada, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) manteve a taxa de juros inalterada no intervalo entre 5,0% e 5,25%.

A mediana das projeções das autoridades do Fed aponta para ao menos mais duas altas dos juros neste ano, de 0,25 ponto percentual, com o nível terminal da taxa básica alcançando 5,6%, ante 5,1% estimados pela autoridade monetária em março. “Se Powell mantiver solidez ao afirmar que o Fed não interrompeu a alta de juros, isso pode ajudar a moeda americana a se estabilizar”, afirmou o analista de mercado da Convera, Joe Manimbo, à Reuters. 

No dia, os papéis do setor de tecnologia tiveram desempenho misto na sessão. Entre os destaques, as ações da Tesla subiram 5,34%, enquanto as da Microsoft encerraram em queda de 1,25% ambas na Nasdaq. Recentemente, os papéis da Microsoft foram um dos que atingiu máxima histórica de fechamento, impulsionados pelo desenvolvimento de produtos ligados à Inteligência Artificial.