Por Fabricio Julião
O dólar e as taxas dos contratos de juros futuros fecharam em queda nesta quarta-feira (21), na expectativa da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom). O mercado já precificou a manutenção da Selic em 13,75%, mas espera que o comunicado do Banco Central sinalize corte na taxa básica de juros no horizonte. O dólar encerrou em queda de 0,56%, a R$4,7681.
A moeda americana cedeu diante do real novamente devido à perspectiva positiva para o Brasil, com o carry atraindo investidores. Além disso, a taxa de câmbio seguiu em linha com o marasmo do dólar americano no exterior. Perto das 17h00, uma cesta de 22 moedas acompanhada pela Mover, a divisa americana depreciava frente a 18.
O BC deve divulgar a decisão de juros por volta das 18h30 de hoje. Segundo o TC Consenso, o mercado espera que o BC inicie os cortes da Selic em agosto. Especialistas ouvidos pela Mover acreditam que o comunicado do Copom não trará mais o parágrafo em que a autarquia diz “não hesitar em retomar o ciclo de altas”.
A expectativa por um aceno de declínio da Selic no horizonte derrubou os vértices longos dos juros. Os DIs com vencimento em Jan/24 e Jan/25 subiram 1 ponto-base e 1,5 pb, respectivamente, a 13,01% e 11,11%. Já as taxas dos vértices para Jan/29 e Jan/33 recuaram, na mesma medida, 11 pontos-base e 16 pbs, a 10,80% e 11,08%.
“Os contratos de juros nas pontas intermediária e longa recuaram devido à expectativa do comunicado do Copom ser mais dovish [leve], com possível sinalização de queda na Selic para a próxima reunião, em agosto”, afirmou o diretor de research da Quantzed, Leandro Petrokas.