Por Erick Matheus Nery
Principal empresa do setor de alimentos do País, a JBS (JBSS3) fomenta sozinha quase três milhões de empregos em todos os segmentos da economia nacional. De acordo com os dados divulgados nesta terça (22), com esse movimento, a empresa torna-se responsável por 2,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
De acordo com os dados obtidos pelo Faria Lima Journal (FLJ), o efeito total das operações do conglomerado JBS gera 2,9 milhões de empregos em todo o País, 2,73% da força de trabalho brasileira — número superior ao da população de Brasília (DF) e das cidades satélites. Além disso, a companhia de alimentos gera um impacto de R$ 350,3 bilhões no PIB.
Para chegar nesses números, o Fipe realiza a análise na cadeia completa da operação. Por exemplo, um frigorífico da JBS que tenha 100 colaboradores gerará 597 empregos diretos em fornecedores de insumo.
Ao longo da cadeia, esse movimento segue se expandido até que, no total, 2,3 mil empregos terão sido gerados.
Assim, cada emprego lá no frigorífico impulsiona outros 22 postos de trabalho. “Em outras palavras, a JBS induz ganho de produtividade no município onde se instala e crescimento da atividade econômica em toda a região”, ressalta a Fipe.
Os impactos da companhia também são sentidos na sociedade. Municípios onde a JBS está instalada e os vizinhos dessas localidades apresentaram uma maior redução na taxa de abandono do ensino fundamental da rede privada e na evasão do ensino médio da rede pública.