Por Erick Matheus Nery
O Assaí (ASAI3) terminou o segundo trimestre de 2023 (2T23) com um lucro líquido de R$ 156 milhões, resultado acima do consenso do mercado, que projetava um número de R$ 145,2 milhões. Nesse período, as vendas da rede de atacarejo cresceram 20,3% ante o mesmo período do ano passado graças a expansão nacional da empresa.
Mesmo com o resultado positivo, o lucro líquido recuou 51,1% quando comparado com os números do segundo trimestre de 2022. De acordo com os números disponibilizados pela empresa na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado da companhia ficou em R$ 1,1 bilhão e a receita líquida registrada no período foi de R$ 15,9 bilhões.
“O grande destaque do trimestre foi a conclusão de cerca de 90% do projeto de conversão dos hipermercados. O nosso modelo de negócio, aliado à localização excepcional das conversões, são fatores essenciais para o sucesso dessas lojas, que apresentam faturamento acima da média da Companhia, com múltiplo de vendas de 2,5x em relação ao formato hipermercado”, destacou a empresa no comunicado disponibilizado ao mercado.
Nos últimos doze meses, as ações do Assaí caíram 21,3% na Bolsa.