CEO comentou especulações

🗞️Suzano vê reação exagerada a possível oferta por IP, diz que não fará 'loucuras'

🗞️Suzano vê reação exagerada a possível oferta por IP, diz que não fará 'loucuras'

São Paulo, 10/05/2024 – A Suzano não comenta especulações de que poderia fazer uma oferta pela rival International Paper, mas a reação do mercado à notícia foi exagerada, disse hoje o CEO da companhia, Walter Schalka, a investidores.

Na terça-feira (07), as ações da Suzano despencaram 12,27%, registrando R$2,9 bilhões em volume de négocios, o maior desde o IPO da companhia, após reportagem da Reuters, segundo a qual a empresa brasileira poderia pagar US$15 bilhões pela rival, que tem negócios nos EUA e mais dez países. Foi a maior queda diária do papel desde março de 2020.

“Não estou entendendo a reação do mercado agora. Claro que, pela especulação na mídia, e pelo modo como o mercado está reagindo, parece que vamos fazer loucuras. Não vamos fazer nada que possa gerar algum risco para a companhia”, disse Schalka, em teleconferência com analistas sobre os resultados do primeiro trimestre.

“Tivemos grandes negócios, como Fibria, tivemos menores como Facepa ou Ibema, mas para em cada operação estamos olhando para criação de valor no longo prazo para o acionista. Buscando diferenciação e esscala”, afirmou.

Ele garantiu que a companhia manterá a “disciplina financeira”, e buscará ter alavancagem etnre 2x e 3x, podendo ir a um máximo de 3,5x por investimentos, mas acima desse nível seriam necessários “remédios”.

Segundo Schalka, a companhia avalia oportunidades incluindo grandes potenciais negócios, mas é agnóstica entre alocar capital em expansão orgânica ou inorgânica, e em geografias. O CEO também disse que não buscará “crescer por crescer”, ou por “ego” de seus executivos.

(LC | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)