Combinação das empresas criaria líder de mercado

Hypera: conselho e acionistas rejeitam proposta de fusão com EMS

Hypera: conselho e acionistas rejeitam proposta de fusão com EMS

São Paulo, 24/10/2024 – O conselho de administração da Hypera decidiu por unanimidade rejeitar proposta da EMS para combinação de negócios com a companhia, segundo comunicado nesta manhã.

Os acionistas controladores da Hypera, signatários do acordo de acionistas, liderados por João Alves de Queiroz Filho, que tem 21% da empresa, também rejeitaram a oferta, de acordo com carta divulgada hoje.

“Concordamos em absoluto com a decisão do conselho de administração pela recusa da proposta e reiteramos nosso compromisso de apoiar o plano estratégico de longo prazo da companhia”, escreveu Filho, expressando também “confiança na administração”.

A EMS havia ofertado avaliar a Hypera em R$30 por ação, realizando uma oferta pública para aquisição de até 20% dos papéis ON. Se aprovada, a operação criaria uma líder do mercado farmacêutico nacional, fruto da combinação de negócios, que seria listada no Novo Mercado da B3.

O conselho da Hypera avaliou que o portfólio da EMS “não está alinhado com os segmentos que a companhia avalia como estratégicos”, e que as culturas organizacionais e governança são “absolutamente distintas”, acrescentando ainda que a proposta “subestima significativamente o valor da Hypera”.

A oferta da EMS foi colocada na mesa em meio a um pregão em que as ações da Hypera despencavam 17%, após a companhia ter anunciado projeções para o terceiro trimestre e mudanças na política de capital de giro que desagradaram investidores e levaram analistas a reduzirem previsões de resultados e de preço-alvo para a empresa.