São Paulo, 31/05/2023 – Apesar do frio intenso dos últimos dias, o inverno deste ano deve ser pouco rigoroso, o que pode trazer um cenário desafiador para empresas do varejo de moda, atrapalhando vendas da coleção outono/inverno, segundo avaliação da consultoria Nottus, especializada em meteorologia.
Entre grupos potencialmente afetados estão C&A, Riachuelo e Lojas Renner. A XP, inclusive, citou a onda de calor do início de maio e seu impacto sobre varejistas no Dia das Mães em relatório em que rebaixou as ações da Renner de ´compra´ para ´neutra´, cortando o preço-alvo de R$19 para R$18.
“Estamos ainda no outono e o mercado varejista começa a entrar em desespero, porque ´a data´, com ‘A’ maiúsculo, eles já perderam, o Dia das Mães. Agora todo mundo quer saber se dá pra correr atrás do prejuízo no Dia dos Namorados”, disse à Mover o meteorologista Alexandre Nascimento, diretor da Nottus.
“O varejo vem de um não-inverno no ano passado, que foi bem fraco. Agora nesse inverno vai ter frio, mas não vai ser um inverno rigoroso, vai ter alguns episódios de frio”, complementou a meteorologista Desirée Brandt, da Nottus.
Para os especialistas, a tendência é que os próximos meses sigam nessa “gangorra”, com dias muito frios seguidos por semanas de clima mais ameno.
“Deve ser essa a pegada dos próximos meses. Ondas de calor como a de maio, achamos pouco provável, mas ainda podemos ter algumas semanas mais quentinhas, que não geram aquela sensação de ´preciso ir comprar roupa de frio´”, disse Nascimento.
A equipe da XP, liderada por Danniela Eiger, avalia que o clima “comprometeu as vendas de Dia das Mães”, e que as projeções mostram “alta probabilidade de temperaturas acima da média em junho e julho”.
“Com isso, acreditamos que o clima deve continuar a ser um vento contrário para a demanda pelo varejo de moda, com o desempenho do Dia dos Namorados potencialmente podendo também ser comprometido”, escreveu o time da XP, em 21 de maio.
Além disso, um fenômeno La Ninã poderia começar a afetar o Brasil no segundo semestre, potencialmente levando a um verão menos quente, que também poderia prejudicar as vendas de coleções primavera/verão, segundo a XP.
De olho nessas tendências, inclusive, a XP recomendou a investidores uma posição vendida em Renner e comprada em Arezzo, vista como “menos exposta ao clima” que a rival, e também menos afetada pelo ambiente macro, devido ao foco no público de alta renda.
Para a Nottus, a conjuntura exigirá das varejistas agilidade e estratégias de curto prazo baseadas no monitoramento do clima.
“Tem que aproveitar os momentos, criar estratégias para ações no momento certo. Se semana que vem tem previsão de queda acentuada nas temperaturas, preparem as vitrines”, disse Brandt, da Nottus.
As ações da Renner operavam hoje perto dos R$13,19, abaixo do visto quando a XP rebaixou a recomendação para a empresa (R$14,67) devido aos impactos climáticos sobre a demanda. No mês, os papéis da Renner caem 14%, enquanto no ano acumulam perda de quase 24%.
(LC | Edição: Luca Boni | Comentários: equipemover@tc.com.br)