Maduro é recebido por Lula e Brasil retoma relações com a Venezuela

Os chefes de estado devem abordar temas como a integração sul-americana e da cooperação amazônica

Agência Brasil
Agência Brasil

Por Bruno Andrade

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu o líder venezuelano Nicolás Maduro na manhã desta segunda-feira (29). Os políticos estão em reunião privada e devem assinar atos e acordos por volta das 12h30.

Os chefes de estado devem abordar temas como a integração sul-americana e da cooperação amazônica, e multilateral, notadamente no que se refere à paz, segurança e mudança do clima. Há também a expectativa do fechamento de novos acordos comerciais, que podem ser anunciados após a reunião.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os dois mandatários devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares.

“Será ocasião, também, para que os presidentes conversem a respeito dos processos de diálogo interno na Venezuela, com vistas à realização das eleições de 2024”, informou o Itamaraty.

O encontro entre Lula e Maduro marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. O presidente venezuelano não vista o Brasil desde 2015, último ano do governo Dilma (PT).