Lula faz acordo bilateral em agricultura, defesa e educação com Vietnã

Lula assinou um plano de ação que abrirá o mercado vietnamita

Agência Brasil
Agência Brasil

Por: Sheyla Santos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira em discurso conjunto com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính, em Brasília, que os dois países firmaram cooperações nas áreas da agricultura, defesa e educação.

No Palácio do Itamaraty, Lula afirmou a jornalistas ter assinado com Chính um plano de ação que permitirá avançar na abertura do mercado vietnamita para novos produtos agropecuários brasileiros, além de um memorando de entendimento para a exportação de produtos brasileiros de defesa, como aviões. Já em educação, os países firmaram um acordo para viabilizar a mobilidade de estudantes.

Lula disse que a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), irá ao Vietnã em novembro para tratar de possíveis cooperações que envolvam inteligência artificial e startups.

Do lado do Vietnã, Chính disse ter interesse em negociar um acordo de livre comércio com o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

BALANÇA COMERCIAL

O presidente brasileiro ressaltou que a corrente de comércio entre os dois países movimentou US$6,4 bilhões nos últimos 12 meses. A ideia, segundo Lula, é aumentar o montante. “Precisamos ter uma balança comercial equilibrada, sem supremacia de um país sobre outro”, afirmou.