BofA: Nível de gestores que crê em fim de aperto pelo Fed atinge máximas

Segunda a pesquisa, realizada entre 3 e 9 de novembro, 76% dos gestores projetam que o Fed já tenha encerrado o ciclo de alta dos juros

UnSplash
UnSplash

Por: Gabriel Ponte

O nível de gestores que projeta que o Federal Reserve encerrou seu ciclo de alta dos juros atingiu o maior patamar da série histórica, de acordo com pesquisa divulgada pelo Bank of America nesta terça-feira.

Segunda a pesquisa, realizada entre 3 e 9 de novembro, 76% dos gestores projetam que o Fed já tenha encerrado o ciclo de alta dos juros, ante 60% na pesquisa de outubro. Assim, o percentual de gestores que projeta o encerramento do ciclo de alta atingiu o maior nível desde o início da série histórica, em maio deste ano.

Além disso, 61% dos gestores projetam que os rendimentos dos títulos irão recuar adiante. Para 2024, a maioria dos gestores elenca os títulos – da iniciativa pública ou privada – como melhor classe de ativos para investimentos.

Os preços dos títulos movem-se de forma inversa aos seus rendimentos. Ou seja, em um cenário no qual os gestores projetam uma desaceleração dos rendimentos dos títulos, eles ganham com a alta dos preços desses bonds.

Na visão dos profissionais, a tensão geopolítica é o principal risco aos mercados financeiros, seguido por uma inflação elevada nas economias mundiais.

Sobre os desdobramentos para a economia global nos próximos 12 meses, a maioria dos gestores (74%) crê em um cenário de pouso suave – quando o aperto de juros provoca uma retração econômica, mas não causa uma recessão.

(GP | Edição: Leandro Tavares | Comentários: equipemover@tc.com.br)