Em entrevista à Bloomberg

Trump defende que Fed deveria se abster de cortar juro antes de eleições

Trump defende que Fed deveria se abster de cortar juro antes de eleições

16/07/2024 – O republicano Donald Trump, candidato à presidência dos Estados Unidos em 2024, afirmou em entrevista à Bloomberg, veiculada nesta terça-feira, que o Federal Reserve deveria se abster de cortar os juros antes de novembro deste ano, data das eleições, e que não removeria do posto o atual chair da instituição, Jerome Powell, antes do fim do mandato, em 2026.

O início do ciclo de redução de juros pelo Fed é muito esperado pelos mercados financeiros, inclusive no Brasil, onde a equipe econômica do governo avalia que o movimento poderia ajudar o Banco Central a seguir diminuindo juros domésticos. Mais recentemente, investidores passaram a apostar que o primeiro corte de taxas nos EUA poderia vir em setembro, e alguns já falam que poderia haver espaço para isso até no final deste mês de julho.

Na entrevista, Trump também disse que, caso vitorioso, consideraria o CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, para o importante posto de secretário do Tesouro – ocupado por Steven Mnuchin em no primeiro mandato do ex-presidente, entre 2017 e 2021.

Na frente de combate à inflação, Trump afirmou à Bloomberg que defenderia uma maior produção de petróleo e gás como forma de ajudar a reduzir preços para os americanos.

Trump também defendeu na entrevista que sua política econômica se basearia em juros e tributos baixos, com proposta de reduzir os tributos corporativos ao nível de 15%.

Na entrevista, Trump também fez críticas a companhias tecnológicas, pontuando que elas se tornaram “muito grandes, muito poderosas”. “Elas têm um impacto negativo significativo, especialmente nos mais jovens.”

Em contrapartida, Trump disse que não baniria o TikTok dos EUA. “Se você não tiver o TikTok, você tem o Facebook e Instagram – e isso, como você sabe, é o Zuckerberg.” Trump teve contas banidas pelo Facebook na esteira dos eventos de 6 de janeiro de 2021.

Em sua política comercial, Trump disse querer impor novas tarifas para a China, que iriam variar entre 60% a 100%. Também se mostrou disposto a impor tarifas de 10% sobre importações de outros países.

Eis, abaixo, destaques de trechos da entrevista divulgados mais cedo na Mover, unidade de notícias da plataforma da TC Investimentos.

>> TRUMP DIZ À BLOOMBERG QUE NÃO REMOVERIA POWELL DO FED ANTES DO FIM DE MANDATO

>> TRUMP DIZ À BLOOMBERG QUE PERMITIRIA POWELL SERVIR AO MANDATO DE CHAIR DO FED

>> TRUMP DIZ À BLOOMBERG QUE CONSIDERARIA DIMON, DO JP, P/SERVIR COMO SECRETÁRIO TESOURO

>> TRUMP DIZ À BBG QUE ‘TRUMPNOMICS’ SE IGUALA A ‘JUROS E TRIBUTOS BAIXOS’

>> TRUMP DIZ À BLOOMBERG QUE NÃO PLANEJA MAIS BANIR TIKTOK DOS EUA

>> TRUMP DIZ À BBG QUE NOVAS TARIFAS P/CHINA VARIARÃO ENTRE 60% A 100%

>> TRUMP DIZ À BBG QUE REDUZIRÁ INFLAÇÃO PRODUZINDO MAIS PETRÓLEO E GÁS

>> TRUMP DIZ À BBG QUE CIAS TECHS SE TORNARAM ‘MUITO GRANDES, PODEROSAS’

>> TRUMP DIZ À BBG QUE TECHS TÊM PRODUZIDO ‘GRANDE IMPACTO NEGATIVO’ EM JOVENS