Por Erick Matheus Nery
Nas últimas semanas, o nome do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega passou a ser especulado como uma eventual indicação do governo Lula para o comando da Vale (VALE3). Contudo, nesta quinta (3), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que “nunca ouviu esse rumor”.
“Nunca ouvi esse rumor, não falei com o Guido sobre esse assunto nem ouvi de nenhum membro do governo, menos ainda do presidente Lula. Nunca ouvi manifestação nesse sentido”, afirmou o atual ministro da Fazenda em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews.
Na entrevista para o programa comandado por Andréia Sadi, Haddad brincou que “nem procurou saber” sobre esse tema. “Tenho muito carinho pelo Guido e acho ele um grande brasileiro, uma pessoa extraordinária”, complementou.
O governo possui duas cadeiras no Conselho de Administração e, para uma mudança no comando da empresa, precisaria convencer mais integrantes do alto escalão da companhia para emplacar Mantega. Além disso, o ex-ministro teria que passar no crivo da governança da companhia, que é privada, não uma estatal..
Diante das declarações de Haddad, só restam duas hipóteses para a especulação do nome de Mantega para a Vale: ou nunca foi mencionado dentro do governo; ou o presidente Lula e seus aliados quiseram essa indicação em algum momento, mas desistiram.