Por Patrícia Lara
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reunião agendada nesta quinta-feira com Jean Paul Prates, indicado pelo governo para o comando da Petrobras, em meio à expectativa com reunião do conselho da petrolífera para apreciar a indicação.
O conselho de administração da Petrobras tem reunião nesta quinta-feira e pode avaliar o nome de Prates para uma cadeira no colegiado, segundo os jornais. Esse seria o último passo antes que ele possa assumir como presidente. Segundo o G1, o conselho deve formar maioria para aprovar a nomeação.
O Comitê de Elegibilidade se reuniu na terça-feira para analisar a indicação de Prates, confirmou a petrolífera em comunicado. Segundo matérias publicadas nos jornais, o comitê aprovou o nome.
Prates renunciou hoje ao mandato de senador que exercia pelo PT, representando o estado do Rio de Grande do Norte, segundo o Diário da Câmara dos Deputados.
O encontro entre Lula e Prates está previsto para ocorrer às 16h00, no Palácio do Planalto, em Brasília, segundo a agenda do presidente, que ainda mostra reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), das 10h00 às 12h00, e com os deputados federais petistas Gleisi Hoffmann e Enio Verri, às 15h00.
Hoffmann, que é presidente nacional do PT, criticou o aumento do preço da gasolina anunciado na terça-feira pela Petrobras e isentou o governo federal de responsabilidade pelo reajuste, dizendo que ele foi determinado antes de Prates assumir o comando da estatal. A deputada defendeu compromisso com o fim da “dolarização” dos combustíveis.