Lula cobra energia e combustíveis competitivos para impulsionar economia, diz ministro

Comentários vieram após o ministro ter revelado nos últimos dias que o governo trabalha em medidas provisórias para aliviar tarifas de energia

Divulgação/Ministério de Minas e Energia
Divulgação/Ministério de Minas e Energia

Por: Luana Franzão

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou a jornalistas, após reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem cobrado que o governo encontre soluções para manter tanto os preços dos combustíveis quanto tarifas de energia elétrica em valores competitivos.

A reunião do CNPE, que reúne diversas pastas do governo, contou pela segunda vez consecutiva com a participação de Lula, o que mostra a importância que ele tem dado ao setor de energia, disse Silveira.

Os comentários vieram após o ministro ter revelado nos últimos dias que o governo trabalha em medidas provisórias para aliviar tarifas de energia, o que incluiria impedir um reajuste de 44% nas contas da Equatorial Energia no Amapá. 

“O presidente Lula tem deixado claro, nós precisamos bucar uma solução para manter tanto os preços dos combustiveis quanto o preço da energia eletrica em condições de serem impulsionadores da economia e geradores de emprego e renda”, afirmou.

Silveira disse que pretende “trabalhar de forma muito vigorosa para poder enfrentar as distorções, em especial do setor elétrico, a fim de manter o preço da energia em condições melhores para o consumidor brasileiro”.

Ao questionar os atuais níveis elevados das tarifas de energia, o ministro também afirmou que o setor elétrico brasileiro virou “uma colcha de retalhos”, e que nos últimos seis anos “perdeu-se a mão nas políticas públicas do setor”. “Temos a dicotomia de ser o país que tem o melhor parque energético, mas tem uma energia pouco competitiva”.

Ele disse que apresentou hoje proposta de criação de um grupo de trabalho interministerial para buscar soluções para os preços desses ativos.

(LF | Edição: Luciano Costa | Comentários: equipemover@tc.com.br)