Presidente dos EUA surpreende mercados

Bolsa sobe e dólar cai após Trump dizer na ONU que conversou com Lula sobre reunião na próxima semana

Bolsa sobe e dólar cai após Trump dizer na ONU que conversou com Lula sobre reunião na próxima semana

São Paulo, 23/09/2025 – O mercado acionário brasileiro acelerou alta, enquanto o dólar aumentou a queda no pregão desta terça-feira, em meio a declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante Assembleia Geral da ONU. Durante discurso, ele revelou ter falado brevemente com o presidente Lula nos bastidores e marcado uma reunião para a próxima semana.

“Conversei com ele, tivemos uma boa conversa. Parece um cara muito legal… pelo menos em 39 segundos (de interação) tivemos uma excelente química, é um bom sinal”, afirmou Trump, embora afirmando que “o Brasil está indo mal” e que o país recebeu tarifas pesadas devido a medidas de censura contra cidadãos americanos.

Após as declarações do presidente dos EUA, o Ibovespa intensificou a alta, subindo mais de 1% e renovando a máxima histórica aos 146.886 pontos. O dólar futuro ampliou as perdas e chegou a R$ 5,293, tornando-se a segunda moeda com melhor desempenho frente ao dólar em uma cesta de 23 divisas.

As afirmações de Trump surpreenderam os mercados, principalmente após um discurso duro do brasileiro, que foi à tribuna da ONU mais cedo.

No discurso, antes de Trump, Lula disse que “não há justificativa para medidas (dos EUA) contra nossas instituições e economia”, embora sem citar nominalmente os Estados Unidos. Ele também criticou ataques ao “multilateralismo” e “medidas unilaterais”.