Quem lacra, não lucra? O fenômeno Barbenheimer

Estreias de Barbie e Oppenheimer movimentaram cinemas ao redor do mundo

Reprodução/Warner Bros Discovery e Universal Pictures
Reprodução/Warner Bros Discovery e Universal Pictures

Por Giovanna Tegani

O universo cinematográfico tremeu com duas estreias marcantes na semana passada. A diretora Greta Gerwig (Lady Bird, Adoráveis Mulheres) e o renomado Christopher Nolan (Interestelar, Batman Begins) trouxeram a público obras que tiveram problematizações na internet antes mesmo de seu lançamento, mas que, mesmo assim, surpreenderam as produtoras com a alta bilheteria atingida rapidamente.

O estúdio Warner Bros Discovery, responsável pelo filme Barbie, havia projetado uma bilheteria que entregaria entre US$ 80 a US$ 100 milhões angariados. Porém, o filme consolidou-se como a maior estreia de 2023 até agora, e já faturou nas bilheterias internacionais o valor de US$ 182 milhões (R$ 863 milhões), entregando um resultado expressivo para os idealizadores.

Já a nova casa de Christopher Nolan, a Universal Studios, havia projetado US$ 50 milhões com o filme Oppenheimer somente no mercado estadunidense. Essa bilheteria foi prontamente superada. O filme já alcançou a marca de US$ 93,7 milhões (R$ 444 milhões) somente nos mercados internacionais.

Mas então, qual a polêmica?

Tanto o filme Oppenheimer quanto Barbie tiveram movimentações negativas ao redor de suas produções. A produção de Barbie desagradou os públicos conservadores, que consideraram o filme uma forma de influenciar as mulheres a aderirem ao movimento feminista. Já Oppenheimer foi criticado por romantizar o criador de uma arma de destruição em massa.

Porém, aparentemente, as críticas da internet não estiveram refletidas nas bilheterias dos filmes. Quando voltamos os olhos ao que realmente interessa, ou seja, ao lucro gerado pelos filmes, o fenômeno “Barbenheimer” como ficou conhecido nas redes sociais, foi o quarto maior final de semana de estreia de todos os tempos nos EUA, com a marca impressionante de US$ 244 milhões ( em torno de R$ 1,1 bilhão) arrecadados. Superando até mesmo a maior estreia desde então, o filme “Vingadores: Ultimato”, que atingiu a marca de US$ 305 milhões no ano de 2019, segundo a Comscore.

Porém, audiência não significa aprovação, não é? Sim, mas mesmo as avaliações estão extremamente positivas nas duas produções. O filme Barbie está com 90% de aprovação na plataforma Rotten Tomatoes e 88% de aceitação na pontuação pública. Já o filme Oppenheimer está com 94% positivos no “tomatômetro” da mesma plataforma, e 93% de aprovação na pontuação pública. Ou seja, ao menos desta vez, podemos dizer que as problematizações das redes sociais não influenciaram em nada o lucro no mundo real.