Especial
Especial
Este selo maior é aplicado na notícia principal e na notícia secundária (Ambos no hero)
Este selo menor é aplicado no bloco de categorias. Ficará disposto nas demais thumbnails.
Política
Publicado em
8/11/23 14:30

Lula diz esperar que plenário do Senado aprove Reforma Tributária até amanhã

Presidente questionou a queda na arrecadação
EXCLUSIVO
Especial
Agência Brasil
Logo do Google News

Por: Simone Kafruni

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quarta-feira que espera a aprovação da Reforma Tributária no plenário do Senado entre hoje e amanhã, sem criticar as alterações feitas no texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde foi aprovada ontem.

“O parlamentar não é obrigado a votar da forma como eu quero. Se as mudanças são para melhorar o projeto, por que não acatar?”, indagou o presidente, durante a cerimônia de assinatura, no Palácio do Planalto, da ordem de serviço para duplicação da BR-423 em Pernambuco.

Lula questionou a queda na arrecadação. “Essa crise de arrecadação é engraçada. A economia está crescendo, mas a arrecadação não”, comentou, reiterando que apesar da redução, não permitirá que prefeituras recebam menos recursos neste ano do que em 2022.

O presidente também defendeu o crescimento da massa salarial e disse que isso transforma o trabalhador em consumidor. “Com isso a economia vai voltar a crescer”, disse.

Ele lembrou ainda que o Brasil é o segundo país que mais recebe investimentos externos, atrás apenas dos Estados Unidos, e que nenhuma outra nação tem condições de competir com o Brasil em produção de energia limpa.

O presidente prometeu retomar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Transnordestina e repor o que o nordeste do país perdeu no que chamou de “décadas de abandono”. “Não vou tirar nada das outras regiões, mas é preciso ter consciência de que o nordeste foi esquecido”, ressaltou.

Ele também prometeu “muitos concursos” para a contratação de funcionários públicos – no momento em que o Congresso Nacional discute a Reforma Administrativa para conter despesas com esse tipo de custeio.

(SK |Edição: Gabriela Guedes | Comentários: [email protected])

Tickers nesta notícia
No items found.
Confira o documento na íntegra
Relacionadas
NOTÍCIAS RELEVANTES E INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS
Fique por dentro de tudo o que impacta o Mercado Financeiro com nossa Newsletter
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Foto panorâmica da tão famosa Faria Lima