JBS (JBSS3) reduz prejuízo líquido e eleva receita líquida no 2T23

Empresa divulgou números ao mercado nesta segunda (14)

Divulgação/JBS
Divulgação/JBS

Por Erick Matheus Nery — atualizado às 20h48

A JBS (JBSS3) terminou o segundo trimestre de 2023 (2T23) com um prejuízo líquido de R$ 263,6 milhões, 81.9% menor que o registrado no primeiro trimestre do ano. E com um Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) 106,7% maior que o do trimestre anterior. Já a receita líquida aumentou 3,1% na comparação entre os dois trimestres. A companhia credita esses resultados à sua atuação global e à variedade de suas proteínas vendidas.

A empresa, em resumo, credita parte de seus resultados melhores no segundo trimestre, em relação ao primeiro, ao fato de ter operação em todos os continentes. Isso faria, por exemplo, com que um determinado ciclo do boi na Austrália e no Brasil compense o dos EUA.

Em comunicado público, Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS, declarou: ” Os resultados deste segundo trimestre de 2023 mostraram mais uma vez a força da nossa plataforma global diversificada e a nossa capacidade e agilidade para implementar medidas de gestão operacional para aprimorar nossa performance comercial e industrial mesmo em um cenário adverso. Nossas perspectivas mais promissoras ao longo de 2023 começaram a se materializar. Ainda que o contexto global permaneça desafiador para o setor de proteínas, temos a convicção de que iniciamos uma trajetória gradual de recuperação de nossas margens.

Confira os principais números da JBS no 2T23:

ANÁLISES

Vinicius Steniski, analista de ações da TC Matrix, afirma ao Faria Lima Journal (FLJ) que os resultados superaram as expectativas da casa. “A administração do capital de giro se mostrou mais eficaz do que havíamos previsto. Com a combinação desses fatores e uma nova captação de dívida, a companhia fortaleceu sua posição de caixa”, apontou o profissional.

“Contrapondo essa melhoria, houve uma saída de recursos em forma de dividendos, que, em nossa perspectiva, poderia ter sido retida para manter um nível mais baixo de endividamento, especialmente considerando um cenário desafiador”, complementou Steniski.